MENU

Funcionários da Gerdau protestam contra 400 demissões na fábrica de Pindamonhangaba
Laurene Santos/TV Vanguarda
Os funcionários da Gerdau, empresa produtora de aço, protestam contra a possibilidade de demissões na fábrica de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, uma paralisação acontece na manhã desta segunda-feira (13). Há possibilidade de greve.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O sindicato explicou que o protesto acontece por conta de uma anúncio da Gerdau sobre a intenção de fechar um setor e demitir 400 funcionários até o final deste ano.
O g1 acionou a empresa, que ainda não se manifestou.
Ainda de acordo com o sindicato, a Gerdau – que produz principalmente aços especiais para o setor automotivo – informou que pretende fechar um setor que fabrica cilindros.
“Em reunião com o sindicato na sexta-feira, a empresa afirmou que é uma decisão da Gerdau encerrar esse tipo de atividade, pois ela não tem ‘margens de lucro adequadas'”, divulgou o sindicato.
Além da questão do lucro, a Gerdau informou ao sindicato que as tarifas de 50% dos Estados Unidos ao Brasil sobre importações de aço e alumínio também prejudicam o setor.
O sindicato acrescentou que sugeriu o remanejamento ou qualquer outra forma de manutenção dos postos de trabalho, mas não houve negociação.
Atualmente, a fábrica de Pindamonhangaba da Gerdau contra com 2 mil funcionários diretos e 400 terceirizados.
Fábrica da Gerdau de Pindamonhangaba
Divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba
Fonte: G1