MENU

Felício diz que novo edital para 350 câmeras da muralha eletrônica será publicado nesta sexta
Felício Ramuth (PSD), vice-governador do Estado de São Paulo, afirmou nesta terça-feira (2) que o edital para compra de câmeras para a muralha eletrônica no Vale do Paraíba e Litoral Norte será republicado nesta semana.
“Na sexta-feira dessa semana será publicado o edital. Ainda neste semestre teremos as câmeras da muralha paulista à disposição das cidades da região. São mais de 350 câmeras, com reconhecimento facial, leitura de placas, nas entradas e saídas do Vale e também em áreas de grande fluxo, como praças centrais”, afirmou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Um primeiro edital havia sido publicado em maio deste ano, mas Felício afirmou que ele foi suspenso “para que pudesse ter o maior volume de funcionalidades disponíveis hoje”.
Ainda segundo Felicio, após a publicação do novo edital as empresas terão 30 dias para apresentarem as propostas.
Edital antigo
Segundo o primeiro edital, seria escolhida a empresa que apresentasse a menor proposta. No edital, o valor de referência constava como sigiloso. Apesar disso, a previsão era de um investimento aproximado de R$ 19 milhões por 30 meses de contrato.
O sistema de segurança eletrônica já havia sido anunciado pelo governo em 2023. Além do edital deste ano, outro edital chegou a ser publicado, mas foi suspenso pelo próprio governo para ‘ajustes técnicos’.
Muralha Paulista vai integrar câmeras para combater criminalidade na região
Segundo a Secretaria da Segurança Pública estadual, o programa Muralha Paulista tem um sistema integrado de fluxo de dados que permite trabalhar com inteligência as imagens de câmeras de monitoramento privadas ou públicas para gerar informações sobre criminalidade.
O objetivo do programa de segurança é integrar diferentes bases de dados e sistemas de videomonitoramento já existentes no estado, principalmente em municípios e órgãos públicos.
O governo acredita que vai poder usar esses dados para aprimorar a tomada de decisões, prever padrões de criminalidade e alocar recursos de forma estratégica. O Muralha Paulista já está em funcionamento em cidades como Indaiatuba, São Paulo, São Carlos e Praia Grande.
Veja o número de câmeras previstas por cidade no edital antigo:
Aparecida: 28
Arapeí: 1
Areias: 3
Bananal: 5
Caçapava: 23
Cachoeira Paulista: 10
Campos do Jordão: 4
Canas: 3
Caraguatatuba: 8
Cruzeiro: 35
Cunha: 4
Guaratinguetá: 23
Igaratá: 4
Ilhabela: 5
Jacareí: 30
Jambeiro: 4
Lagoinha: 4
Lavrinhas: 1
Lorena: 13
Monteiro Lobato: 4
Natividade da Serra: 3
Paraibuna: 7
Pindamonhangaba: 11
Piquete: 1
Potim: 3
Queluz: 7
Redenção da Serra: 1
Roseira: 8
Santa Branca: 4
Santo Antônio do Pinhal: 1
São Bento do Sapucaí: 3
São José do Barreiro: 1
São José dos Campos: 7
São Luiz do Paraitinga: 1
São Sebastião: 23
Silveiras: 5
Taubaté: 19
Tremembé: 5
Ubatuba: 28
Fonte: G1