Plano prevê ações em caso de desabrigados durante as chuvas que ocorrerem no período do verão. Ações devem durar até março de 2025. Imagem de arquivo – Técnicos do IG e Defesa Civil do Estado em Caraguatatuba
Cláudio Gomes/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou um decreto descrevendo o Plano Preventivo da Defesa Civil para o período de chuvas na cidade. Segundo o documento, o plano passa a valer a partir do dia 1º de dezembro e vai até 31 de março do ano que vem.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o decreto, o Plano Preventivo será responsável pelo monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, entre outras ações para prevenção de riscos devido às chuvas.
O Plano será dividido em quatro estados de alerta. São eles:
Estado de observação
Estado de atenção
Estado de alerta
Estado de alerta máximo
Caraguatatuba, no Litoral Norte de SP
Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba
Ainda de acordo com o documento, a seção administrativa da Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) deve coletar, repassar, atualizar e analisar os dados pluviométricos e meteorológicos, além de elaborar relatórios e acionar plano de chamada de voluntários.
O plano prevê ainda a preparação de pessoal e equipamentos, mantendo escala de plantão, além de executar ações como desobstrução de vias, valas de drenagem, entre outros.
Caso haja desabrigados, a Secretaria de Assistência Social deverá fornecer alimentação, além de acionar a Secretaria de Saúde para providenciar médicos, enfermeiros, ambulância, medicamentos, material de higiene pessoal e kit limpeza.
Em caso de necessidade, o plano prevê a provisão de remédios, cobertores, colchonetes, materiais de construção e outras despesas emergenciais necessárias.
Fonte: G1