Empregadores têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13° salário. Planejar como gastar esse dinheiro é importante para que ele não desapareça junto com as promoções de fim de ano. Especialista dá dicas sobre como gastar o 13º salário
O fim de ano vem chegando e, com ele, a tão esperada “renda extra” também. Os empregadores têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13° salário e os trabalhadores já planejam como fazer esse dinheiro ser bem aproveitado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As promoções dos meses de novembro e dezembro podem ser bem atrativas aos olhos dos consumidores, mas se as compras não forem bem planejadas, podem acabar se transformando em prejuízo.
O especialista em finanças Odir Guarnieri deu algumas dicas de como usar esse dinheiro de forma consciente, priorizando as necessidades mais importantes e deixando os gastos com promoções, como black friday, em segundo plano, com o valor que “sobrar”.
Ao receber o valor, ele orienta que o trabalhador primeiro atenda essas três prioridades:
Pague as dívidas;
Separe o dinheiro que será usado com as festas de fim de ano; e
Se prepare para os gastos do início do ano seguinte.
Após pagar as dívidas e se preparar financeiramente para o Natal e o Ano Novo, a prioridade é fazer o planejamento financeiro para o ano seguinte.
Ele alerta que é importante organizar as contas e saber quais são as necessidades que possui, para não atrasar contas e se estabilizar, pois em janeiro de 2025 já vem o IPTU, o IPVA, a compra de material escolar, entre outras demandas.
Depois de se organizar e atender essas três prioridades, se sobrar algum valor, a orientação é que pode ser investido, guardado para emergências ou até mesmo usado para suprir demandas não tão urgentes, como aproveitar para fazer compras que compensem na black friday e que serão úteis para o trabalhador.
Especialista dá dicas de como administrar o 13º salário para que ele seja usado de forma consciente; confira.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Fonte: G1