Retomar a rotina escolar após as férias de meio de ano demanda alguns cuidados dos pais. Um deles é a montagem da lancheira saudável para as crianças. Uniodonto São José dos Campos
Uniodonto São José dos Campos
Valorize a variedade de alimentos
Procure montar a lancheira com três tipos de alimentos: um carboidrato, uma fruta e um tipo de proteína. Opte sempre por carboidratos integrais (pães, biscoitos e bolos integrais), frutas fáceis de manipular (já picadinhas) e proteínas leves, como queijos brancos, carnes desfiadas e até mesmo ovos cozidos.
Sempre que possível, prepare em casa
Quem tem o hábito de ir para a cozinha pode adicionar o lanchinho dos filhos à lista do que vai cozinhar no dia. Prefira sempre mandar um bolo caseiro, um sanduíche natural ou uma salada de frutas feita em casa. Essas são opções mais interessantes que um alimento industrializado ou já comprado pronto.
Cuidado com os alimentos perecíveis
Se a escola não tem um espaço refrigerado para os alunos guardarem seus lanchinhos, muita atenção aos alimentos perecíveis. Produtos como maionese e alguns derivados do leite – como iogurtes e bebidas lácteas – podem estragar se ficarem muito tempo em ambientes pouco refrigerados, principalmente no verão.
Garrafinha de água é indispensável
Crianças podem se esquecer de tomar água regularmente. Por isso, envie uma garrafinha de água cheia todos os dias, mesmo que a escola tenha bebedouro.
Uniodonto São José dos Campos
Uniodonto São José dos Campos
Vegetais também são uma boa pedida
Alguns vegetais são ótimos para compor lanchinhos saborosos. Quanto mais cedo as crianças adquirirem esse hábito, melhor. Algumas alternativas (como tomates cereja misturados com pedaços de queijo branco e orégano, cenourinhas baby e milho cozido já fora da espiga) podem ajudar a tirar o lanchinho dos seus filhos da rotina.
Um docinho de vez em quando não faz mal
É claro que o consumo de doces e chocolates não deve fazer parte da rotina alimentar de uma criança. Mas não existe nada de errado em mandar um chocolate ou um doce que seu filho goste de saborear, uma vez no mês. Mas, atenção: o equilíbrio e o consumo moderado são o segredo para que isso não seja um problema para a saúde da criança! Combinado?
E, por último, mas não menos importante…
Coloque a escova e pasta de dentes na lancheira e oriente os pequenos desde cedo a fazerem a higiene bucal corretamente, após todas as refeições!
Responsável Técnico: Dr. Sergio Brito – CRO 37816 – Uniodonto CL – CRO 4666
Fonte: G1