Registro foi feito no domingo (31). O lobo-guará é considerado em situação vulnerável para a extinção pelo Ministério do Meio Ambiente. Lobo-guará é flagrado próximo a bovinos em fazenda na cidade de Lagoinha, SP
Um lobo-guará foi visto, neste domingo (31), no pasto de uma fazenda na cidade de Lagoinha, na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo (veja o vídeo acima).
A cena foi registrada pelo morador Miguel Souza Lobato, que flagrou o animal caminhando na fazenda, na zona rural da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O lobo-guará estava andando em uma área de mata, próximo ao local onde fica o gado da fazenda, provavelmente caçando pequenos animais.
Lobo-guará é flagrado próximo a bovinos em fazenda na cidade de Lagoinha, SP.
Michel Souza Lobato/Vanguarda Repórter
A observação do animal durou poucos minutos, a uma distância de cerca de 20 metros, até que o animal entrou na mata e foi embora. Segundo Michel, o lobo não se sentiu acanhado.
“Quando eu e meu pai chegamos, vimos o lobo-guará. No momento, eu me assustei, mas depois que saí do carro vi um animal majestoso. O gado que estava próximo ficou assustado com ele, mas o lobo não teve medo de nós, ele apenas subiu o barranco e começou a se afastar”, conta.
O animal é típico do Cerrado, mas também pode ser visto em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica. O lobo-guará é considerado em situação vulnerável para a extinção pelo Ministério do Meio Ambiente.
Caso encontre um animal silvestre em áreas rurais, a recomendação é que os moradores não se aproximem do bicho.
Em situações em que o animal silvestre for localizado em áreas urbanas, apresente situação de risco ou demonstre estar machucado, a orientação é que a Polícia Ambiental seja acionada para devolver o animal para a natureza ou encaminhar para centros de tratamento, se necessário.
Fonte: G1