Por conta de uma nova frente fria, a semana começou gelada e com registros de geada em toda a região. Campos do Jordão, por exemplo, registrou temperatura negativa pelo segundo dia seguido na última segunda-feira (12). Imagem de arquivo – frio em todo o estado de São Paulo
RAUL LUCIANO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Por conta da atuação de uma nova frente fria, a semana começou gelada e com temperaturas mínimas baixas na região do Vale do Paraíba. Campos do Jordão, por exemplo, na última segunda-feira (12) registrou temperaturas negativas pelo segundo dia consecutivo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Clima Tempo, portal especializado em meteorologia, o frio deve seguir até o fim da semana. As temperaturas mais baixas serão registradas até quarta-feira (14).
A partir disso, a sensação de frio diminuirá gradativamente, mas seguirá sendo sentida pelos moradores da região até sexta-feira (16). A tendência é que o calor só volte a partir de sábado (17).
“A tendência é que esse frio continue até sexta-feira (16). Estamos com o reforço de uma massa de ar mais congelada, por conta da formação de um ciclone extratropical no mar, que está impulsionando o ar mais frio para as áreas do Brasil, incluindo o Vale do Paraíba”, explica o meteorologista Guilherme Borges.
De acordo com o especialista, a tendência é que esta terça-feira (13) comece como segunda (12), com temperaturas mínimas muito abaixo da média que vinha sendo registrada neste inverno.
“Vai ser uma semana de temperaturas bem baixas. Taubaté tem mínima de 4°C para terça-feira (13), Campos do Jordão tem mínima de -1°C, então a tendência é que seja uma semana bem gelada comparando com as últimas”, afirma Borges.
Confira como ficam as temperaturas nesta terça-feira na região
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
A condição é provocada pela chegada de uma nova frente fria na região. Diferente da última, que provocou queda nos termômetros no fim da última semana, essa não deve provocar chuva.
Essa nova frente fria está associada à formação de um ciclone extratropical em alto-mar.
“Chega uma nova frente fria, um novo pulso de ar frio. Diferente desta que passou, ela vem seca, não vai causar chuva, mas causa um reforço no ar frio. Por conta disso, vamos continuar com sol, mas com manhãs começando muito frias podendo ter geada”, explicou o meteorologista Giovanni Dolif.
A geada ocorre quando se forma uma camada de gelo nas superfícies, por conta da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.
Geada em Campos do Jordão nesta segunda-feira (12)
Rauston Naves/TV Vanguarda
Fonte: G1