MENU

Várias cidades registraram casos nas últimas horas, mas três seguem com focos ativos. Nesta quinta-feira (26), as temperaturas seguem muito altas e o tempo continua seco. Queimada em Atibaia
Erik Jefferson Ferreira
O Vale do Paraíba e região têm três cidades focos ativos de incêndio nesta quinta-feira (26), conforme atualização da Defesa Civil de São Paulo no início da manhã.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil, as três cidades são:
São José do Barreiro
Bananal
Bom Jesus dos Perdões
Além delas, outras cidades da região registraram casos nas últimas horas. Confira abaixo todas as informações:
São José do Barreiro
Os focos de incêndio em São José do Barreiro começaram na última segunda-feira (23) – inclusive atingindo a área de uma fazenda histórica da cidade que foi visitada por Dom Pedro I. No caso da fazenda Pau d’alho, o fogo foi extinto, mas ainda há outros focos ativos no município.
De acordo com a Defesa Civil, quatro focos foram alvo dos combates ao longo de quarta-feira (25). Os brigadistas trabalharam com abafadores e aceiros para evitar residências e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Dois helicópteros da Polícia Militar foram utilizados no combate e despejaram quase 70 mil litros de água sobre as chamas na quarta-feira. O combate segue nesta quinta (26).
Bananal
A Defesa Civil informou que um foco grande de incêndio em Bananal diminuiu ao longo da quarta-feira (25), mas ainda há bastante fumaça nesta quinta (26).
A área atingida é de difícil acesso na Serra da Bocaina – por conta disso, o uso de helicópteros será avaliado para as ações de combate desta quinta.
Após ser controlado depois de um longo período de combate na última semana, o incêndio em Bananal voltou a ser registrado nesta quarta-feira. Ao todo, uma área equivalente a mil campos de futebol já foi atingida.
Queimada em Bananal
Reprodução/TV Vanguarda
Bom Jesus dos Perdões
Em Bom Jesus dos Perdões, há pelo menos um foco ativo de incêndio dentro do Parque Estadual do Itapetinga. As equipes de brigadistas seguem atuando no local nesta quinta-feira (26).
Responsável pela administração do parque, a Fundação Florestal informou que “as ações estão sendo realizadas pelas equipes de combate terrestre da fundação” e que o Corpo de Bombeiros também foi acionado.
Outros registros nas últimas horas
Outras cidades da região registraram incêndios nas últimas horas. Os casos foram controlados e, ao menos por hora, não estão ativos.
Atibaia
Uma queimada de grandes proporções assustou moradores do bairro Portão na quarta-feira (25), pois chegou muito perto de residências. O fogo consumiu uma grande área de vegetação seca. De acordo com a Defesa Civil, o problema foi controlado.
Queimada em Atibaia
Erik Jefferson Ferreira
Nazaré Paulista
Em Nazaré Paulista, vários focos de incêndio foram registrados perto da represa Atibainha, que faz parte do sistema Cantareira. A fumaça pôde ser vista da rodovia Dom Pedro ao longo da quarta-feira (25).
Queimada em Nazaré Paulista
Nicolla Neto/Vanguarda Repórter
Pindamonhangaba
Em Pindamonhangaba, uma queimada consumiu 10 mil metros quadrados de uma plantação de eucaliptos na estrada municipal João Jorge Saad, no bairro Piracuama. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou a situação ainda na quarta-feira (25).
Queimada em Pindamonhangaba
Geraldo Magela Pereira/Vanguarda Repórter
Preocupação continua
A Defesa Civil reforçou o alerta máximo para a possibilidade de queimadas nesta quinta-feira (26), quando o tempo seguirá seco as temperaturas seguirão altas – em algumas cidades, as máximas podem bater 38°C.
“Risco elevado para incêndios florestais nas regiões de São José dos Campos. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental”, alertou o órgão estadual.
Alerta da Defesa Civil para a possibilidade de queimadas
Divulgação/Defesa Civil de SP
Por conta do alerta, a Defesa Civil emitiu uma série de recomendações:
não colocar fogo em áreas de vegetação seca
não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias
não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo
não queimar lixo
não soltar balão
Fonte: G1