Setor de Serviços foi o que mais gerou empregos no mês passado, segundo os dados do Ministério do Trabalho. De janeiro a abril foram quase 15 mil novos empregos. Vale e região tiveram mais de 4 mil empregos gerados em abril deste ano
Divulgação Seteq
Mais de 4 mil novos postos de trabalho formal foram criados no Vale do Paraíba e região bragantina em abril — é o que apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho.
De acordo com o levantamento feito pelo g1, as 46 cidades da região fecharam juntas o mês passado com 4.019 novos empregos formais gerados. O número representa uma alta de 16,4% na comparação com abril do ano passado, quando foram 3.452 empregos gerados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No mês passado, o setor que mais gerou empregos na região foi o setor de Serviços, que teve 3.084 novos postos de trabalho. Na comparação com abril do ano passado, o número representa uma alta de 137,6% no setor (em abril de 2023 haviam sido criados 1.298 empregos em Serviços).
O setor da Indústria foi o segundo que mais empregou trabalhadores na região em abril deste ano. O saldo, segundo o Caged, foi de 500 novos empregos no setor — uma alta de 111% na comparação com o ano passado, quando foram 237 empregos com carteira assinada em abril.
Outros dois setores também tiveram saldo positivo na geração de empregos abril deste ano. O Comércio fechou o mês passado com 260 novos empregos criados, enquanto o setor da Construção Civil teve saldo positivo de 227 empregos. Somente a Agropecuária teve saldo negativo em abril, com o fechamento de 52 postos de trabalho.
Setor de Serviços puxa geração de empregos no Vale do Paraíba
Reprodução/TV TEM
Quadrimestre
O balanço no primeiro quadrimestre de 2024 também foi positivo na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados do Ministério do Trabalho.
De janeiro a abril deste ano, a região gerou 14.929 empregos com carteira assinada. No ano passado, no mesmo período, haviam sido criados 10.475 novos empregos na região, representando alta de 42,5%.
Assim como em abril, o setor de Serviços segue sendo o que mais gerou oportunidades aos trabalhadores da região: no período foram 11.951 postos de trabalho criados.
A Indústria aparece em segundo lugar na lista, com 2.394 empregos gerados no primeiro quadrimestre de 2024, seguida pela Construção Civil, com 1.307 empregos formais. O Comércio teve saldo negativo de -657 postos de trabalho, assim como a Agropecuária, com -66.
Fonte: G1