Uma bebê recém-nascida foi abandonada em uma rua da cidade no último domingo (9). Após ser encontrada, ela foi levada à UPA do Putim. Caso é investigado pela polícia. Rua Oito, no bairro Santa Cecília I, em São José dos Campos, onde a bebê foi abandonada em uma caixa de papelão
Zé Eymard/TV Vanguarda
Uma funcionária da UPA de São José dos Campos (SP) que atendeu a bebê abandonada em uma caixa de papelão relatou à TV Vanguarda que a chegada da criança na unidade foi um susto para quem estava no local.
A bebê recém-nascida foi encontrada abandonada dentro de uma caixa de papelão em uma rua do bairro Santa Cecília I, no último domingo (9). A Polícia Civil investiga o caso – leia mais detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neuza Luzia da Silva, funcionária da UPA do Putim, que atendeu a bebê abandonada
Reprodução/TV Vanguarda
Auxiliar de limpeza da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Neuza Luzia da Silva afirma que ficou triste ao perceber que a bebê tinha sido abandonada.
“Foi um susto. É um momento de muita tristeza, de muito choro. Não tem quem não chore ao ver uma criança abandonada. A gente vê um cachorro ou um gato jogado e já tem dó, imagina uma criança. É uma criança muito linda. Todo mundo queria esse neném. É uma menina. A coisa mais linda”, diz Neuza.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Bebê recém-nascida é encontrada abandonada dentro de caixa de papelão em rua de São José
A criança foi encontrada por um adolescente de 16 anos e uma jovem de 20, na rua Oito do bairro Santa Cecília I. Eles levaram a bebê até a UPA, onde ela recebeu os primeiros atendimentos médicos.
“O casal chegou por volta das 9h30 e disse que achou a criança em uma caixinha no (bairro) Santa Cecília I. A criancinha estava com o cordão umbilical e com sujeirinha do parto ainda. Ela passou pelos médicos e foram tomadas as devidas previdências.”
“Ela chegou bem. Estava chupando a mãozinha. Acho que estava com fome já. A coisa mais linda. É uma pena que fizeram isso”, completa Neuza.
A TV Vanguarda apurou que, na manhã desta terça-feira (11), policiais civis estiveram no endereço onde a bebê foi encontrada. Os agentes entraram em contato com moradores do bairro para identificar testemunhas.
Polícia Civil faz diligências no local onde bebê foi abandona em São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
Ainda não se sabe quem abandonou a criança. Um dos principais objetivos da investigação é identificar e encontrar os responsáveis. O caso foi registrado como crime de abandono de incapaz.
O caso
A bebê recém-nascida foi encontrada abandonada dentro de uma caixa de papelão na rua Oito, no bairro Santa Cecília I, na região sudeste de São José dos Campos, no interior de São Paulo, na manhã do último domingo (9).
Um adolescente de 16 anos e uma jovem de 20 levaram a criança para a UPA do Putim, onde ela recebeu os primeiros atendimentos médicos por conta de um quadro de hipotermia.
O Conselho Tutelar foi acionado e a bebê encaminhada para a UTI Pediátrica do Hospital Municipal para ser internada e receber maiores cuidados.
Hospital Municipal de São José dos Campos
Charles de Moura/Prefeitura de São José dos Campos
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de SP informou que a Polícia Civil iniciou as investigações sobre o caso. Diligências são realizadas para esclarecer o que ainda não se sabe, como, por exemplo, o responsável pelo abandono.
A Prefeitura de São José disse que operadores do Centro de Inteligência e Segurança (CSI) também trabalham para identificar a pessoa responsável pelo crime de abandono de incapaz.
Imagens de câmeras inteligentes com função de reconhecimento facial são analisadas.
Fonte: G1