Seringas, agulhas e ampolas de vidro são exemplos de materiais que precisam de um descarte diferente de outros tipos de resíduos. O material estava em frente à uma UBS
Reprodução/TV Vanguarda
Seringas e canetas de insulina foram encontradas descartadas de maneira irregular em um canteiro em São José dos Campos (SP) na tarde desta terça-feira (19). O material estava na grama, em um espaço em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paulista.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Uma equipe da Rede Vanguarda fez o registro dos materiais jogados no chão. Haviam seringas ainda dentro das embalagens, outras estavam com as agulhas conectadas, mas não havia nenhuma proteção.
Nas canetas de insulina ainda era possível ver o registro do Governo Federal.
A Secretaria de Saúde de São José dos Campos foi procurada e afirmou que não tinha conhecimento do caso, mas vai investigar a situação.
Como é o descarte de resíduo hospitalar
Seringas, agulhas e ampolas de vidro são materiais perfurocortantes e, por conta disso, não podem ser descartados em um lixo comum por conta do risco de cortar ou perfurar outras pessoas.
Além disso, esse tipo de resíduo, se não armazenados da forma correta, causa o risco de contaminação a várias doenças, como HIV e hepatites.
De acordo com a Fiocruz, os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente em caixas amarelas colocadas em sacos brancos e com o símbolo de risco biológico.
Apenas empresas especializadas podem recolher lixo hospitalar, mas é de responsabilidade da dona do material indicar qual a empresa deve coletar esses materiais.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Fonte: G1