Entre janeiro e junho deste ano foram registrados mais de 1,2 mil casos da doença, enquanto no ano passado, no mesmo período, o volume de diagnósticos tinha sido menor, com 712 casos. Casos de sarna aumenta em 80% em Taubaté
Os casos de escabiose, doença popularmente conhecida como sarna humana, teve um aumento de 80% no primeiro semestre deste ano em Taubaté e vem causando preocupação aos moradores.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a Prefeitura de Taubaté, entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 1.280 casos da doença. No mesmo período, em 2023, foram registrados 712 casos, o que representa um aumento de 79,7%.
A sarna é uma doença infecciosa causada pelo ácaro parasita Sarcoptes scabie, transmissível pelo contato íntimo entre pessoas ou mesmo através das roupas. Esse parasita se alimenta da queratina, proteína que constitui a camada superficial da pele.
A sarna é uma doença bastante comum, marcada por uma coceira intensa na pele e também pela presença de bolhas e locais de dobras, como joelho e ombros. O tratamento dura em média duas semanas com o uso de medicamentos.
💊 A sarna humana não pode ser prevenida, apenas tratada. Não existe nenhuma maneira de evitar a infecção usando remédio ou vacina, existe apenas o tratamento das pessoas que estão contaminadas para tratar e prevenir a transmissão.
Neste caso, o tratamento para a sarna é feito à base de inseticidas especiais ou escabicidas. Também existem remédios via oral que também são eficientes no tratamento da sarna.
Médicos reforçam que a automedicação pode trazer complicações. Por isso, o indicado é sempre buscar o atendimento de um profissional na unidade de saúde mais próxima.
Mão de uma das alunas que foi diagnosticada com sarna
Reprodução/TV Tribuna
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
Fonte: G1