Cidade, que foi devastada pelas enchentes em 2010, receberá o novo sistema de alerta. Em São Sebastião, no Litoral Norte, um sistema de alerta de deslizamentos já está em operação. Imagem de arquivo de enchente em São Luiz do Paraitinga, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Afetada pelas enchentes que devastaram a cidade em 2010, São Luiz do Paraitinga (SP) será a primeira cidade do estado de São Paulo a receber um novo sistema de alertas com sirenes para avisar sobre o risco de inundações.
A medida faz parte de um pacote de investimentos na área ambiental, anunciado pelo governo estadual nesta quarta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ao todo, o Governo do Estado anunciou R$ 336 milhões em investimentos, sendo que R$ 4 milhões serão destinados para a ampliação do Sistema de Alerta de Risco (Sisar).
A tecnologia com sirenes já é utilizada na Vila Sahy, em São Sebastião. Na cidade do Litoral Norte de SP, a sirene é utilizada para alertar sobre os riscos de deslizamentos. Em São Luiz do Paraitinga, a sirene deve alertar para risco de enchentes.
Imagem de arquivo – Nível do Rio Paraitinga sobe e atinge casas em São Luiz do Paraitinga, SP
Rauston Naves/TV Vanguarda
Segundo o Estado, as sirenes serão instaladas em regiões de risco de inundações e, em caso do nível do rio chegar à cota, elas serão acionadas para orientar a evacuação dos moradores antes que a inundação ocorra.
A previsão do governo estadual é que as sirenes estejam funcionando em São Luiz do Paraitinga antes do período de chuvas.
No começo deste ano, em fevereiro, o nível do Rio Paraitinga atingiu 5,3 metros e atingiu pelo menos 200 casas em São Luiz, sendo que várias pessoas precisaram ficar em abrigos da Prefeitura.
São Luiz do Paraitinga deve receber sistema de alerta com sirenes
Enchente em 2010
Em janeiro de 2010, uma enchente causada pela elevação das águas do Rio Paraitinga desabrigou 9 mil moradores e causou danos a cerca de 300 edificações em São Luiz do Paraitinga.
Antes e depois Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga
Montagem com fotos de Marcos Santos/USP e Filipe Rodrigues/G1
O patrimônio histórico, que inclui a Igreja Matriz de São Luís de Tolosa, a Capela das Mercês e o prédio da biblioteca foram destruídos.
Na ocasião, a cidade era a única do estado a ter preservado um conjunto arquitetônico de construções do século 19 em bom estado e em grande número.
Fonte: G1