Os cuidados no atendimento com a população em situação de rua serão redobrados na cidade, para tentar evitar doenças e mortes causadas pela exposição ao frio, além de trazer conforto para pessoas em situação vulnerável nesse momento. Imagem de arquivo – Moradores em situação de rua.
Reprodução/TV Globo
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta semana, a “Operação Inverno 2024”, com a finalidade de acolher pessoas em situação de rua. O atendimento das equipes de abordagem social foi reforçada e deve seguir intensificada pelo menos até setembro.
O trabalho é realizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que possui equipes multidisciplinares, ofertando os serviços especializados e a rede de proteção e assistência social, como os abrigos e as unidades de acolhimento.
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Para esta nova fase do serviço, foram adquiridas mais 4 vans. Agora, são 14 vans e 3 carros de suporte. Além disso, também houve reforço de mais 16 educadores sociais. A equipe possui atualmente 117 pessoas, incluindo educadores sociais, assistentes sociais e motoristas.
Ainda segundo a prefeitura, foi aberto um abrigo temporário, no sistema pernoite, que funcionará durante a Operação Inverno. Com mais essa unidade, ao todo são sete abrigos exclusivos para moradores em situação de rua.
Durante a estação de baixas temperaturas, com o aumento de doenças respiratórias, os cuidados no atendimento à população em situação de rua precisam ser redobrados, para tentar evitar doenças e mortes causadas pela exposição ao frio.
🧣 Como ajudar?
Os moradores que encontrarem pessoas em situação de rua e desejarem acionar o serviço de acolhimento podem ligar no telefone 153 da Guarda Civil Municipal. As ligações são gratuitas. A partir desse contato, uma equipe de acolhimento será direcionada para atender o morador de rua.
Fonte: G1