Em São José dos Campos, a escola será construída no bairro Vila Adriana, enquanto em Atibaia a nova unidade será instalada no Caetetuba. Imagem de arquivo – sala de aula
Divulgação/Governo do Maranhão
São José dos Campos e Atibaia são as duas cidades do Vale do Paraíba e região que estão incluídas no projeto estadual para privatização de escolas em São Paulo. Em todo o estado, 33 escolas devem ser privatizadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), autorizou na terça-feira (11) a abertura da licitação. As empresas contratadas vão ser responsáveis pelos serviços não-pedagógicos das escolas – leia mais detalhes abaixo.
As principais informações do projeto ainda serão detalhadas com a publicação do edital, mas já há algumas definições.
São José dos Campos e Atibaia são as cidades do Vale do Paraíba e região que estão incluídas no projeto estadual para privatização de 33 escolas em SP
Reprodução/TV Vanguarda
Veja abaixo o que se sabe sobre as escolas de São José e Atibaia:
São José dos Campos
De acordo com o Governo de São Paulo, a escola privatizada de São José dos Campos será construída no bairro Vila Adriana, na Zona Sudeste.
A nova unidade vai atender cerca de 1 mil alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. A previsão de entrega é no final de 2026.
“O ensino fundamental em São José dos Campos é compartilhado entre rede municipal e estadual. O governo estadual identificou essa demanda e nós concordamos com a escolha do local. Poderia ser em outras regiões da cidade, mas ali tem uma demanda para fundamental II e ensino médio, que vai ser o foco da escola que vai ser construída”, afirma o secretário de Educação de São José dos Campos, Jhonis Santos.
Imagem aérea de São José dos Campos
Adenir Britto/PMSJC
Atibaia
A outra cidade da região que vai receber uma das escolas é Atibaia, na região bragantina. A unidade ficará na rua dos Alecrins, no bairro Caetetuba.
O local, que fica próximo do bairro Novo Atibaia, é um dos mais populosos da cidade. Atualmente, uma escola municipal está sendo construída na mesma região.
Segundo o governo, a unidade de Atibaia terá no mínimo 21 salas de aulas. O espaço contará ainda com áreas de esporte, cultura, laboratório de tecnologia e convivência social.
Local onde a escola privatizada de SP deve ser construída em Atibaia
Lucas Rangel/TV Vanguarda
Licitação para privatização de 33 escolas
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou a abertura da licitação para a privatização da administração de 33 escolas estaduais em São Paulo.
O decreto foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (11). As escolas ainda serão construídas e terão o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Segundo o projeto Novas Escolas, as empresas serão responsáveis apenas por serviços não-pedagógicos, como a construção, manutenção, conservação, limpeza, jardinagem, gestão, vigilância e outras atividades.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
As atividades pedagógicas seguem sob responsabilidade da Secretaria da Educação. O prazo de concessão é de 25 anos.
O critério de julgamento da licitação será o “de menor valor da contraprestação pública máxima a ser paga pelo Poder Concedente”. O leilão está previsto para ocorrer no terceiro trimestre, e a assinatura do contrato no final deste ano.
Com investimento de R$ 2,1 bilhões, metade das unidades deve ser entregue em dois anos e o restante até janeiro de 2027. A expectativa é que as novas escolas recebam 35 mil alunos.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Fonte: G1