Crianças entre 2 meses e 5 anos podem se vacinar. A meta é vacinar 95% do público alvo
Divulgação/PMJ
A Prefeitura de Jacareí anunciou que vai iniciar nesta segunda-feira (27) a campanha de vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças que tenham entre dois meses e cinco anos já poderão se vacinar contra a doença.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite (ou paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores ou levar à morte.
A doença é considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é a única forma de prevenção da paralisia infantil.
Em Jacareí a vacina será aplicada das 8h às 16h em todas as unidades de saúde, com exceção da Unidade Central. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças do público alvo.
Para se vacinar, é necessário levar o CPF ou o RG, cartão SUS e carteira de vacinação.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
A campanha de vacinação é nacional e vai até o dia 14 de junho, mas cada cidade pode definir quando inicia a imunização. São José dos Campos também inicia a aplicação das vacinas nesta segunda-feira (27). Ainda não há previsão para o início da campanha em Taubaté.
São José dos Campos
A cidade também inicia a campanha de vacinação contra a poliomielite nesta segunda-feira (27). A expectativa é que ao menos 40 mil crianças de até cinco anos sejam imunizadas. O número corresponde à meta de 95% do público-alvo a receber o imunizante no município.
Ao todo, São José dos Campos tem 47.358 crianças dentro da faixa etária para vacinação contra a pólio. Dessas, 44.259 ainda não se vacinaram contra a doença. A cobertura vacinal está em 7%.
Campanha de vacinação contra poliomelite em São José dos Campos
Beto Faria/PMSJC
As crianças de um a quatro anos receberão a vacina de forma indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema completo deverá receber a dose oral.
Já para os menores de um ano, se houver necessidade, será feita a atualização do esquema vacinal com a dose injetável. Assim, os dados entram para a cobertura vacinal de rotina.
Todas as 40 UBSs da cidade e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar o público-alvo – clique aqui e veja os locais e horários.
Fonte: G1