Decreto foi assinado pelo prefeito Edmar José de Araújo (PSD) na tarde deste sábado (2). Monteiro Lobato amanhece cheia de lama após temporal que deixou 100 moradores fora de casa
A Prefeitura de Monteiro Lobato (SP) decretou situação de emergência por causa dos estragos causados por um forte temporal na cidade. O decreto foi assinado neste sábado (2) pelo prefeito Edmar José de Araújo (PSD).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Com o decreto, a prefeitura tem autorização para adotar as medidas que julgue necessárias para combater os efeitos da enchente na cidade. O decreto tem validade de 180 dias.
A situação de emergência foi justificada em razão dos “graves danos humanos e materiais, prejuízos econômicos, grande número de pessoas atingidas e diversos alagamento e inundações”.
VEJA TAMBÉM:
Monteiro Lobato amanhece cheia de lama após temporal que deixou 100 moradores fora de casa
Único supermercado da cidade perde mercadorias: ‘Depois da tempestade vem a bonança’
Chuva forte em Monteiro Lobato (SP) causa estragos e deixa cerca de 100 pessoas fora de casa
Pedro Melo/TV Vanguarda
Chuva intensa
A região central de Monteiro Lobato amanheceu cheia de lama neste sábado (2), um dia após o forte temporal que obrigou cerca de 100 moradores a saírem de suas casas. Eles já voltaram para suas casas e passaram o dia na limpeza dos imóveis, assim como os comércios que foram atingidos pela água e lama.
O temporal causou diversos estragos, com alagamentos, deslizamento de terra e o extravasamento de um rio. Também houve registro de problemas na SP-50, rodovia que dá acesso à cidade. Foram cerca de 67 milímetros de chuva que se concentrou em cerca de quatro horas – entre 14h e 18h.
A cidade também registrou pelo menos um deslizamento de terra, que atingiu um veículo. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram socorridas por moradores e levadas ao pronto-socorro.
Chuva forte em Monteiro Lobato (SP) deixa cerca de 100 pessoas fora de casa e causa estragos
Deco Corrá/Arquivo Pessoal
Ao longo do sábado, a Defesa Civil seguiu atendendo ocorrências, contabilizando os danos e apoiando os moradores afetados, além de monitorar áreas de risco. Além disso, informou que enviou materiais de ajuda humanitária para a cidade.
Fonte: G1