De acordo com a Igreja Católica, José foi o homem escolhido por Deus para representar o pai de Jesus Cristo. São José
Michel Diogo / EPTV
O Dia de São José, padroeiro de São José dos Campos (SP) e um dos santos mais populares do país, é celebrado nesta terça-feira (19). Por conta da data, a diocese da cidade preparou uma programação especial de missas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a Igreja Católica, José foi o homem escolhido por Deus para representar o pai de Jesus Cristo. O padre Edinei Evaldo Batista, da Diocese de São José dos Campos, ressalta, porém, que o santo é o pai biológico de Jesus.
Jesus foi concebido pela força da fé, do Espírito Santos, por meio de Maria. Mas ele precisava de um pai terreno, que representasse a figura paterna e fosse uma referência. Então Deus escolheu José por ser um homem justo
Ainda segundo o padre, José recebeu a missão enviada por Jesus por meio de um anjo, assim como aconteceu com Maria.
“Um anjo apareceu nos sonhos dele e pediu que ele cuidasse de Jesus e de Maria, porque era a vontade de Deus.”
Imagem representa São José e Jesus Cristo
Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação
Além disso, outro fator que marcou a vida de José foi o trabalho. Não à toa, ele também é conhecido como padroeiro dos trabalhadores e São José Operário, cuja data é celebrada no dia 1° de maio (Dia do Trabalho).
“José fazia trabalhos manuais com madeira, por isso dizem que ele era um carpinteiro. E com o trabalho ele sustentou a sagrada família, honrando a missão dada pelo próprio Deus”, afirma Edinei.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Padroeiro de São José dos Campos
São José se tornou o padroeiro de São José dos Campos por conta da origem da cidade, que nasceu após a chegada de jesuítas. O grupo ergueu uma capela em louvor a São José e a comunidade cresceu em volta da igreja.
“Praticamente todas as cidades mais antigas se desenvolveram em torno de uma igreja. Foi isso que aconteceu aqui. São José dos Campos foi fundada por jesuítas, que ergueram a capela de São José. O santo está relacionado com a cidade desde que ela foi fundada”, conta Edinei.
A Matriz de São José dos Campos segue aberta para preces individuais
Carlos Santos/ G1
Programação
Na Paróquia Matriz de São José (praça Cônego João Guimarães, 69, no Centro), a primeira celebração será a missa das 7h. Em seguida, às 9h, acontece a procissão. Por fim, às 10h, será celebrada a missa solene, com Dom César.
Localizada na rua Benedito de Paula Ferreira, 439, no bairro Campos de São José, a Paróquia São José, Esposa de Maria celebrará uma procissão às 9h e uma missa às 10h.
Também tem celebração em Taubaté. O Seminário Filosófico Padre Rodolfo (rua Fundação de Ouro, 199, Vila São Geraldo) vai realizar uma missa vocacional às 19h30. Em seguida, haverá um lanche comunitário.
Igreja Matriz de São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
Fonte: G1