Neste ano foram 52 queimadas na região, enquanto no ano passado, no mesmo período, foram somente 7, segundo o Inpe. Queimada em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram uma alta significativa no número de focos de queimadas registrados nas cidades do Vale do Paraíba em 2024.
Segundo o balanço, até este domingo (23), foram registrados 52 focos de queimadas na região. No mesmo período do ano passado, haviam sido registradas somente sete queimadas no Vale.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O número representa um aumento de 643% no número de queimadas. Na média, os dados deste ano representam cerca de uma queimada a cada pelo menos três dias na região.
Nesta segunda-feira (24), uma área de mato foi atingida por um incêndio na Vila Guarani, em São José dos Campos. Já neste domingo, em Pindamonhangaba, uma área de 8 mil metros quadrados, próxima a um condomínio no bairro Araretama, também pegou fogo.
Umidade baixa
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Taubaté foi a cidade da região que registrou a menor umidade relativa do ar nesta segunda-feira (24), com o índice em 30%.
Em Cachoeira Paulista e em Guaratinguetá, o índice ficou em 31%. Já em Bragança Paulista, a umidade do ar foi de 34%, enquanto em São Luiz do Paraitinga foi de 37%. Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, foi a cidade com a maior umidade relativa do ar, com índice de 54%.
Inpe registra 52 focos de queimadas em junho no Vale
Fonte: G1