Maioria das escolas de ensino fundamental e médio das duas cidades teve notas ruins na avaliação, que mede o índice de rendimento escolar. Confira o ranking. Escola estadual Major Miguel Naked, em São José dos Campos
Arthur Costa/TV Vanguarda
Nenhuma escola da rede estadual de ensino de São José dos Campos (SP) e Taubaté (SP) teve boa avaliação pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O Saresp é aplicado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo desde 1996. Por meio dessa prova, o governo avalia o desenvolvimento dos alunos e das escolas estaduais.
A partir das notas das provas feitas pelos alunos, a avaliação sobre cada escola é feita da seguinte maneira:
Ruim: menor ou igual a 4
Média: entre 4,1 e 5,9
Boa: igual ou acima de 6
Nas escolas de ensino fundamental de São José dos Campos, 34 unidades tiveram notas médias e oito tiveram notas ruins.
Nas escolas de ensino médio o balanço ainda é ainda pior – das 48 escolas, 47 tiveram notas ruins e apenas uma teve nota média.
Já em Taubaté, todas as 20 escolas de ensino médio tiveram notas ruins. Uma escola de ensino fundamental – a única avaliada – teve nota média.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O que diz a Secretaria Estadual de Educação de SP?
Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo não topou dar entrevista, mas informou por meio de nota que fez mudanças importantes para melhorar o processo de aprendizagem em todos os ciclos de ensino da rede.
Especificamente sobre os anos finais do ensino fundamental, a pasta disse que implantou uma nova disciplina de orientação de estudos.
Fonte: G1