Relatório da Cetesb aponta que Ubatuba concentra o maior número de praias impróprias para banho no Litoral Norte. Praia do Félix, em Ubatuba, está imprópria para banho
Divulgação/ Prefeitura de Ubatuba
O Litoral Norte de São Paulo tem 15 praias consideradas impróprias para banho, segundo relatório da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) divulgado nesta quinta-feira (11).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ubatuba é a cidade do litoral com mais praias impróprias: cinco. São Sebastião aparece em segundo lugar, com quatro praias com bandeira vermelha. Caraguá e Ilhabela tem três, cada (veja a lista completa mais abaixo).
A Cetesb divulga semanalmente a relação do número de bactérias encontradas na água, que define a balneabilidade das praias.
Quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias, a cada 100 milímetros de água, a praia é considerada imprópria para banho. Após essa análise, os locais não recomendados para banho são sinalizados com a bandeira vermelha.
Segundo o órgão, o recomendado é não tomar banho nas águas das praias que estiverem sinalizadas, já que elas podem causar riscos à saúde dos banhistas.
Praia de Boiçucanga, em São Sebastião
Marcos Bonello/Prefeitura Municipal de São Sebastião
Veja a lista das praias impróprias:
Ubatuba – 5 praias impróprias
Praia do Félix
Rio Itamambuca
Praia do Itaguá (os 2 pontos)
Praia de Santa Rita
Praia do Lázaro
São Sebastião – 4 praias impróprias
Praia de São Francisco
Praia do Pontal da Cruz
Praia de Boiçucanga
Praia de Boracéia
Caraguatatuba- 3 praias impróprias
Rio Tabatinga
Prainha
Praia do Indaiá
Ilhabela – 3 praias impróprias
Praia do Pinto
Praia da Ilha das Cabras
Praia do Portinho
Fonte: G1