Pesquisa Ipec contratada pela Rede Vanguarda foi divulgada nesta terça-feira (27). 800 pessoas foram entrevistadas no levantamento, feito entre os dias 24 e 26 de agosto. Margem de erro é de 3%. Ipec: 30% votariam em desconhecido indicado por Bolsonaro à Prefeitura de Taubaté; 16%, por Lula
Bruna Prado, Pool/AP; Andre Penner/AP
O Ipec divulgou nesta terça-feira (27) a primeira pesquisa contratada pela Rede Vanguarda com as intenções de votos à Prefeitura de Taubaté.
O levantamento mostra que 30% dos eleitores votariam em um candidato desconhecido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 16% escolheriam um candidato apoiado pelo presidente Lula (PT).
A pesquisa ainda perguntou se os entrevistados votariam em uma indicação do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo o levantamento, 25% eleitores disseram que votariam em um candidato apoiado por ele.Ainda de acordo com a pesquisa, 24% dos entrevistados disseram que poderiam votar em um candidato indicado por Bolsonaro, enquanto 19% afirmaram poder votar em indicado por Lula e 37% por Tarcísio.
O levantamento mostrou ainda que, em Taubaté, 42% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em um candidato indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Além disso, 59% afirmaram não votar de jeito nenhum em candidato indicado pelo presidente Lula. Outros 29% não votariam em candidato indicado pelo governador Tarcísio de Freitas.
A pesquisa Ipec foi contratada pela Rede Vanguarda e entrevistou 800 pessoas. O levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de agosto.
O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 delas, o resultado vai estar dentro da margem de erro, que é de três pontos, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo Nº SP-07559/2024.
Posicionamento político
A pesquisa Ipec também perguntou aos entrevistados em qual escala entre Lulista/Petista e Bolsonarista eles se encaixam politicamente.
As opções eram:
Lulista/Petista
Não é Lulista/Petista, mas tem tendência mais à esquerda
Nem para um lado, nem para o outro/sou mais para o centro
Não é Bolsonarista, mas tem tendência mais para a direita
Bolsonarista
Não tem posicionamento político
Não sabe ou não respondeu
Fonte: G1