Brigadistas querem aproveitar clima ameno para extinguir focos de incêndio, que atinge o Parque Estadual Itapetinga chegou ao quarto dia nesta sexta-feira (6). Ventos fortes dificultam combate a incêndio em Bom Jesus dos Perdões
Os trabalhos de combate ao incêndio que atinge uma área de preservação ambiental de Bom Jesus dos Perdões, no interior de São Paulo, chegaram ao quarto dia consecutivo nesta sexta-feira (6).
A passagem de uma frente fria nesta sexta-feira (6) deixou o clima mas úmido na região do incêndio e diminuiu a intensidade dos fogos de incêndio. Os brigadistas empenhados na operação querem aproveitar isso para extinguir o fogo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As chamas de grandes proporções atingem o Parque Estadual Itapetinga, uma Unidade de Conservação (UC) administrada pela Fundação Florestal. De acordo com a fundação, a estimativa de área atingida equivale a 160 campos de futebol.
O local atingido fica próximo a pontos turísticos da cidade, como a Cachoeira do Barrocão e a Pedra do Coração, localizados em uma região de vegetação atrás da Pedra Grande, em Atibaia. O fogo teve início na terça-feira (3).
Incêndio em área de mata em Bom Jesus dos Perdões
Peter
A mudança no tempo aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (6). Apesar de rajadas de ventos terem espalhado o fogo e aumentado o número de focos, a temperatura mais amena ajuda a diminuir a intensidade do incêndio.
A semana começou com os termômetros próximos dos 35°C na região. Até o sábado (7), as máximas não devem passar dos 27°C, com possibilidade de neblina em alguns momentos do fim de semana.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Com isso, o objetivo dos brigadistas é aproveitar esse momento para resolver o problema. De acordo com a Fundação Florestal, a equipe foi reforçada e conta atualmente com cerca de 40 homens, entre bombeiros, agentes da Defesa Civil e voluntários.
Assista imagens aéreas do incêndio no local:
Imagens aéreas mostram destruição causada por queimada em Bom Jesus dos Perdões
Fonte: G1