Alerta é válido para todo o fim de semana. Chegada de frente fria mudou o tempo na região. Chuva forte derruba árvores e causa estragos em Taubaté, SP
Léo Nicolini/g1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas em todas as cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Válido para todo o fim de semana, o alerta é ‘laranja’ – que representa perigo – nos municípios do litoral e ‘amarelo’ – que representa perigo potencial – para o restante das cidades da região.
No caso do alerta laranja, a previsão é de até 100 milímetros de chuva por dia e de ventos de até 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O alerta amarelo, que representa perigo menor em comparação com o laranja, prevê chuva de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 quilômetros por hora.
A possibilidade de chuva é provocada pela chegada de uma frente fria na região. A condição causa ainda queda brusca nas temperaturas, principalmente neste domingo (26).
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
09/07/2023 – Movimentação de pedestres na Avenida Paulista, centro de São Paulo, neste domingo chuvoso e com queda de temperatura, 09 de julho de 2023.
GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
De acordo com o portal Clima Tempo, pequenas frentes frias que passaram pelo Brasil nas últimas semanas conseguiram enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico que provocou a onda de calor registrada no país em maio.
Apesar de não terem conseguido manter temperaturas baixas, essas condições fizeram o sistema de alta pressão se descolar para o oceano, o que permitiu que o país voltasse para uma condição de normalidade.
Assim, a chegada de frentes frias mais fortes – como essa prevista para o fim de semana – é mais fácil. No caso dessa massa de ar polar, a condição foi formada entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai, e se deslocou em direção ao Sudeste.
Onda de frio deve atingir o Centro-Sul do país e durar até dia 27 de maio.
Arte/g1
Fonte: G1