Equipes da Defesa Civil, Fundação Florestal e uma ONG seguem pelo terceiro dia em combate às chamas em uma área de mata dentro do Parque Estadual Itapetinga. Incêndio em área de preservação ambiental de Bom Jesus dos Perdões chega ao terceiro dia
Reprodução/TV Vanguarda
O incêndio que atinge uma área de preservação ambiental de Bom Jesus dos Perdões, no interior de São Paulo, chegou ao terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira (5). A Fundação Florestal estima uma destruição de aproximadamente 100 hectares, equivalente a 140 campos de futebol.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A queimada de grandes proporções acontece em uma região de mata dentro do Parque Estadual Itapetinga, que é uma Unidade de Conservação (UC), desde terça-feira (3).
O local atingido fica próximo a pontos turísticos da cidade, como a Cachoeira do Barrocão e a Pedra do Coração, localizados em uma região de vegetação atrás da Pedra Grande, em Atibaia.
Imagens aéreas mostram destruição causada por queimada em Bom Jesus dos Perdões
Eduardo Marcondes/TV Vanguarda
De acordo com apuração da TV vanguarda no local na manhã desta quinta-feira (5), parte das chamas foi controlada na última noite, mas voltou na madrugada por conta do vento e do tempo seco – uma reignição dos focos de incêndio.
Por conta disso, cerca de 30 pessoas, entre bombeiros, agentes da Defesa Civil, funcionário da Fundação Florestal e voluntários de uma ONG seguem no local para resolver o problema.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
A região atingida pelas chamas é de difícil acesso, com diversas montanhas. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionada na quarta-feira (4) e despejou centenas de litros de água para tentar resfriar algumas áreas sem acesso por terra.
Caminhões-pipa e caminhonetes com tanques de água conseguem chegar só até alguns pontos. A partir do limite, os brigadistas seguem a pé com a água.
Com o uso de drones, a Rede Vanguarda fez imagens que mostram a dimensão do incêndio na quarta-feira (4). Assista abaixo:
Imagens aéreas mostram destruição causada por queimada em Bom Jesus dos Perdões
Fonte: G1