MENU

Ele foi o candidato mais votado da cidade nas eleições deste ano, mas a elegibilidade estava ‘sub judice’ por conta de um processo na Justiça Eleitoral. Imagem de arquivo – Praça da Igreja do Rosário, marco zero de São Bento do Sapucaí e cartão postal da cidade.
Divulgação/Museu da Mantiqueira
Gil Advogado (MDB) foi oficialmente eleito prefeito de São Bento do Sapucaí (SP) após autorização da Justiça Eleitoral. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele é declarado eleito.
O candidato recebeu 3.474 votos, o que representa 52,12% dos votos válidos, enquanto Ronaldo Venâncio (PSD) foi escolhido por 3.191 eleitores, 47,88% dos votos válidos.
Apesar disso, a elegibilidade de Gil Advogado (MDB) constava como ‘sub judice’ até então. Conforme a Lei das Eleições, a condição de sub judice ocorre quando a candidatura estava pendente de avaliação pela Justiça Eleitoral quanto à elegibilidade do candidato.
No caso de Gil, a candidatura dele havia sido indeferida por atraso na prestação de contas de dois partidos – PSB e Cidadania – que faziam parte da coligação “A hora de mudar é agora”, encabeçada pelo MDB.
A coligação recorreu e teve o pedido parcialmente acatado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que autorizou o registro da coligação e determinou a exclusão do PSB e Cidadania da chapa. A decisão transitou em julgado no dia 3 de outubro.
Agora, a situação foi totalmente resolvida e Gil Advogado (MDB) foi eleito prefeito da cidade. Ele assume a partir do ano que vem.
Gil Advogado (MDB) é eleito prefeito de São Bento do Sapucaí após definição da Justiça Eleitoral
Reprodução/TSE
Fonte: G1