Entre 2015 e 2024, número de carros com até 10 anos diminuiu 33% na região. Por outro lado, os veículos de 21 a 30 anos aumentaram 101%. Já carros com mais de 50 anos tiveram alta de quase 800%. Imagem de arquivo – Número de carros aumenta no Vale do Paraíba, mas veículos estão cada vez mais velhos, aponta Detran
Reprodução/TV Integração
Em um período de 10 anos, o número de carros aumentou no Vale do Paraíba. Apesar disso, os veículos estão cada vez mais velhos, de acordo com uma pesquisa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).
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Segundo o levantamento, o número de carros aumentou 25,5% na região entre 2015 e 2024. Por outro lado, os carros considerados novos, com idade entre 0 e 10 anos, diminuíram 33,4%.
Em 2015, o número de carros novos representava 50,8% da frota total de veículos. Em 2024, o número é bem diferente: apenas 26,9% da frota total é composta por carro de até 10 anos.
Além disso, o Detran aponta que os veículos com idade de 21 a 30 anos aumentaram 101%. No caso dos carros com mais de 50 anos, a alta chega a quase 800%.
Motoristas da região estão dirigindo carros mais velhos
Veja os números completos abaixo:
Número de carros
2015: 1.302.631
2024: 1.634.904
Variação: aumento de 25,5%
Número de carros de 0 a 10 anos
2015: 662.453
2024: 441.120
Variação: queda de 33,4%
Número de carros de 11 a 20 anos
2015: 339.736
2024: 613.016
Variação: aumento de 80,4%
Número de carros de 21 a 30 anos
2015: 156.728
2024: 315.118
Variação: aumento de 101%
Número de carros de 31 a 40 anos
2015: 107.990
2024: 135.524
Variação: aumento de 25,4%
Número de carros de 41 a 50 anos
2015: 32.665
2024: 103.599
Variação: aumento de 217,1%
Número de carros com mais de 50 anos
2015: 3.059
2024: 26.527
Variação: 767,1%
De acordo com economistas, os carros estão cada vez mais velhos no Vale do Paraíba porque comprar um veículo novo está cada vez mais difícil, tendo em vista o alto valor do produto e a queda do poder de compra.
“O nível de renda do brasileiro caiu, enquanto o preço dos automóveis subiu. Então você teve aí um descasamento entre renda e preço. Por outro lado, a partir do final de 2021, o Banco Central elevou a taxa de juros, então o crédito ficou mais caro”, explica o economista Vladimir Maciel.
Um levantamento feito neste ano pelo Auto Esporte, portal especializado no setor automobilístico, mostra que um carro zero quilômetro não tem saído por menos de R$ 70 mil no Brasil.
Com o reajuste de preços, o Fiat Mobi, atualmente o veículo zero-km mais em conta do país, tem sido vendido por R$ 72.990.
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Moradora de São José dos Campos, a jornalista Eliane Mendonça tem um carro modelo 2009. Ela afirma que sonha em comprar um veículo novo, mas os preços têm dificuldade esse plano.
“Dá um certo medo de trocar por um seminovo porque nem sempre dá sorte. Às vezes a gente acaba pegando uma presepada. Conheço vários casos assim. Então eu quero um zero quilômetro ou um seminovo, com no máximo dois anos de uso. Como ainda não dá (para comprar), eu mantenho a manutenção em dia”, afirma a jornalista Eliane Mendonça.
Carro em manutenção
Reprodução/TV Vanguarda
Fonte: G1