Empresa de mobilidade urbana e responsável pelos carros voadores da Embraer, a Eve já tem quase 3 mil encomendas e prevê iniciar a operação em 2026. Fábrica em SP e operação em 2026: quais as previsões da Embraer para carro voador no Brasil.
Divulgação/Anac
Considerado um tema futurista para muitas pessoas, os carros voadores estão perto de se tornarem realidade no Brasil. Tanto é que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no país, têm trabalhado no processo de regulamentação dessa nova categoria.
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Empresa de mobilidade urbana e responsável pelos eVTOLs da Embraer, a Eve Air Mobility tem cartas de intenções para 2.850 carros voadores para operadores de helicópteros, companhias aéreas e plataformas de voos compartilhados. O início da operação está previsto para 2026.
Como o assunto ainda é uma novidade e pouco conhecido por muitos, o g1 reuniu as principais informações sobre os carros voadores até o momento. Confira abaixo:
O que são os eVTOLs?
Qual é o modelo da Embraer?
Onde eles serão fabricados?
Quando os carros voadores da Embraer vão começar a operar?
Como serão as viagens?
Onde eles serão operados?
Quanto vai custar uma viagem?
Quem são os clientes?
Qual a capacidade de ocupação?
Quantos passageiros a Embraer espera para os carros voadores?
Qualquer pessoa poderá ter um carro voador?
Como funciona “Carro Voador” da Embraer ?
1 – O que são os eVTOLs?
Os eVTOLs (sigla em inglês para ‘veículo elétrico de pouso de decolagem vertical’) são popularmente conhecido como ‘carros voadores’.
Os carros voadores se assemelham aos helicópteros na estrutura, mas são feitos para viagens de curta distância, dentro de uma mesma cidade ou para cidades próximas.
Outra característica comum é o motor elétrico (os helicópteros são abastecidos com querosene ou gasolina). Também há diferenças nas asas, que podem ser fixas no carro voador, e no tipo de hélice.
Os eVTOLs são popularmente chamados como “carros voadores” por conta da proposta de integrá-los a mobilidade urbana e, como o transporte terrestre, conectar as comunidades do ponto A ao ponto B.
As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico
Daniel Ivanaskas/Arte g1
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Conceito de eVTOL da Eve, empresa da Embraer
Divulgação/Eve
2 – Qual é o modelo da Embraer?
O carro voador da Embraer será o ‘EVE-100’, nome do modelo que, na verdade, é de responsabilidade da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da fabricante de aviões sediada em São José dos Campos.
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Embraer anuncia fabricação de carro voador em Taubaté
3 – Onde eles serão fabricados?
Em julho de 2023, a Eve Air Mobility anunciou que os carros voadores da empresa vão ser produzidos em Taubaté, no interior de São Paulo. A cidade é vizinha de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, onde fica a sede da Embraer no Brasil.
Os eVTOLs serão fabricados em uma unidade já existente da Embraer em Taubaté, e que será ampliada para receber a linha de produção.
Questionada sobre a previsão para início da fabricação do modelo, a Eve respondeu apenas que ainda está aguardando o parecer de autoridades.
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Embraer anuncia parceria com aérea para carro voador operar transporte urbano nos EUA
Divulgação/Embraer
4 – Quando os carros voadores da Embraer vão começar a operar?
O objetivo da Embraer e da Eve é que os carros voadores comecem a operar até o fim de 2026.
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Conceito do eVTOL da Eve, subsidiária da Embraer
Divulgação/Eve
5 – Como serão as viagens?
De acordo com a Eve, os ‘carros voadores’ terão alcance máximo de 100 quilômetros e vão reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos (atendem 99% dos trajetos interurbanos).
Esse é o principal objetivo da inovação, além de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.
Em relação a um helicóptero, o carro voador terá menor custo operacional, de manutenção e menor emissão de ruído. Por se tratar de um veículo elétrico, terá também zero emissão de CO2.
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6 – Onde eles serão operados?
Segundo a empresa, os operadores (clientes que adquirirem o produto) vão oferecer voos em trajetos específicos, como transporte para aeroportos e para vertipotos (um tipo de heliponto). Além disso, há previsão de voos turísticos.
Até o momento, a expectativa é que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco – nos Estados Unidos – sejam os primeiros locais e receber os ‘carros voadores’.
Além disso, há também clientes na Noruega, Austrália, Kenya, Dubai e Reino Unido.
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Embraer anuncia parceria com aérea para carro voador operar transporte urbano nos EUA
Divulgação/Embraer
7 – Quanto vai custar uma viagem?
A estimativa da empresa é que o preço de uma viagem fique mais próximo ao de uma viagem de carro por aplicativo do que um voo feito por helicóptero, que tem custo considerado alto.
De acordo com a Eve, a proposta é justamente democratizar os voos urbanos, proporcionando acesso maior às pessoas.
Um estudo de operação realizado pela empresa praticou um preço a partir de R$ 99 para uma viagem entre a Barra da Tijuca e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
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Conceito da área interna do eVTOL mostra cidade do Rio de Janeiro, mas primeiros testes na cidade usarão helicópteros
Divulgação/Embraer
8 – Quem são os clientes?
Ao g1, a Eve explicou que os clientes são diversificados e, no momento, tem cartas de intenções para até 2.850 eVTOLs (mais de US$ 8 bi) para operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
Ao todo, são 28 clientes espalhados por todos os continentes. No Brasil, dos 2.850 eVTOLs, são 285 veículos dos quais 100 são para a Avantto, 50 para a Helisul, 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.
Por enquanto, o objetivo é que o produto seja oferecido apenas para empresas voltados a serviços de transporte, e não para uso privado.
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eVTOL vai começar operação com espaço para quatro passageiros mais um piloto
Divulgação/Eve
9 – Qual a capacidade de ocupação?
Os ‘carros voadores’ da empresa terão lugar para quatro passageiros e um piloto. A Eve explica que o serviço poderá ser oferecido por meio de aplicativos, como os de corrida de carro, por exemplo.
As pessoas poderão, por exemplo, comprar um assento em um determinado trajeto que será oferecido por um operador.
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10 – Quantos passageiros a Embraer espera para os carros voadores?
A empresa espera alcançar 12,7 milhões de passageiros por ano em 2035 nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
As projeções incluem a quantidade de eVTOLs e de vertiportos, como são chamados os pontos de chegada e partida dos eVTOLs. Confira os números abaixo:
São Paulo
🛫 Vertiportos: 8 em 2026; 36 em 2035
💺 eVTOLs: de 50 a 70 em 2026; 450 em 2035
👥 Passageiros: 900 mil por ano em 2026; 8,2 milhões por ano em 2035
🌎 Rotas: mais de 200 em 2035
💵 Receita: US$ 410 milhões (R$ 2 bilhões) em 2035
Rio de Janeiro
🛫 Vertiportos: 6 em 2026; 30 em 2035
💺 eVTOLs: de 25 a 35 em 2026; 245 em 2035
👥 Passageiros: 400 mil por ano em 2026; 4,5 milhões por ano em 2035
🌎 Rotas: mais de 100 em 2035
💵 Receita: US$ 220 milhões (R$ 1 bilhão) em 2035
Conceito do eVTOL da Eve, subsidiária da Embraer
Divulgação/Eve
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11 – Qualquer pessoa poderá ter um carro voador?
A Eve afirma que cada veículo custará cerca de US$ 3 milhões (cerca de R$ 16 milhões na cotação atual).
Apesar disso, ainda que o termo ‘carro voador’ tenha se popularizado, a empresa esclarece que os eVTOLs não seguirão o modelo de carros particulares, que podem ser comprados por qualquer pessoa.
Em vez disso, as aeronaves farão parte de um sistema parecido com aplicativos como Uber e 99.
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Fonte: G1