João Pedro de Oliveira Pires, de 22 anos, chegou a ser socorrido com vida após se afogar em um treinamento, mas não resistiu e morreu no sábado (3) em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Militar da Força Aérea Brasileira morre após se afogar durante treinamento
Arquivo Pessoal
O militar João Pedro de Oliveira Pires, que morreu após se afogar durante um treinamento na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), sonhava em se tornar oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e havia deixado a família em Goiás para buscar a conquista.
“Era o orgulho da família. Ele queria ser sargento da FAB independente do lugar onde fosse mandado, mas queria se tornar sargento. Ele seria o primeiro militar da nossa família”, afirma Daniel Pires, pai de João Pedro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Há 8 meses, João Pedro, de 22 anos, deixou a família em Anápolis (GO) para seguir o sonho de se tornar um oficial da FAB e se mudou para Guaratinguetá, onde era aluno da EEAR. Ele estava no segundo de quatro semestres de instrução na escola da cidade.
“Ele estava realizando o sonho. Queria muito seguir a carreira militar. Foi motivo de muito orgulho quando ele passou. Ele se preparou ao máximo, deu orgulho ver a dedicação dele nos estudos”, relembra o pai.
O corpo do militar foi levado de Guaratinguetá (SP) para Anápolis (GO), onde começou a ser velado às 10h desta segunda-feira (5). O enterro está previsto para às 17h30, também na cidade goiana.
Militar da escola de especialistas da aeronáutica morre no sábado (3) em Guaratinguetá
Afogamento
João Pedro de Oliveira Pires morreu após se afogar em um treinamento na EEAR, que fica na avenida Brigadeiro Ademar Lírio, no bairro Pedregulho.
De acordo com o boletim de ocorrência, o militar entrou na piscina junto com outros membros da equipe de natação por volta das 12h da última sexta-feira (2). Após alguns momentos outros militares viram o jovem inconsciente e submerso no fundo da piscina.
Escola de Especialistas de Aeronáutica, de Guaratinguetá
Facebook/Reprodução
Ele foi retirado da água e recebeu os primeiros socorros ainda na beira da piscina, até ser levado para o hospital da EEAR. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, foram 50 minutos entre a retirada do militar da piscina e a entrada no hospital.
João Pedro Pires chegou a ser reanimado, mas, por conta do estado de saúde, foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá. Ele permaneceu internado, mas não resistiu e morreu no sábado.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Em nota, a Força Aérea Brasileira destacou que presta todo apoio necessário à família do militar e que iniciou todo o procedimento administrativo para esclarecer o caso.
“Neste momento de extremo pesar, unimo-nos aos integrantes da EEAR e transmitimos aos familiares e amigos do militar nossas sinceras condolências”, informou a FAB.
Fonte: G1