Fechamento de grandes empresas, como a Ford e a LG, contribuíram para o número negativo. Indústria fecha 21 mil postos de trabalho no Vale em 10 anos
O Vale do Paraíba e região tiveram mais de 20 mil postos de trabalho fechados no setor industrial em 10 anos, segundo levantamento do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). O Dia da Indústria é celebrado neste sábado (25).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com os dados do Seade, o número de funcionários no setor caiu de 101.533 em 2012 para 80.189 em 2021 na região – um saldo negativo de 21.344 pessoas. O número é maior do que a população de 21 cidades do Vale do Paraíba.
Em todo o estado de São Paulo, foram 388.031 postos de trabalho perdidos neste mesmo período.
O fechamento de grandes empresas, como a Ford e a LG, em Taubaté, a Comil, em Lorena, e a MWL, em Caçapava, contribuíram para a queda. A Cherry, em Jacareí, também encerrou as atividades com a promessa de voltar para produzir carros elétricos, mas isso ainda não aconteceu.
LG encerra produção em Taubaté
TV Vanguarda/Reprodução
Além disso, empresas de porte menor também têm enfrentado dificuldades. A pandemia foi uma delas. Uma fábrica de embalamento de produtos de São José dos Campos sofreu diversos impactos deste período.
O galpão, que já chegou a ter sete linhas de produção operando ao mesmo tempo, atualmente funciona com apenas um.
“Com a pandemia nós tivemos uma queda muito grande nos nossos pedidos de manufatura. Tivemos demissões. Então em 2023 fizemos uma reorganização e reestruturamos a empresa”, explica a supervisora comercial Eliete Carvalho.
Indústria fechou mais de 20 mil postos de trabalho no Vale e região em 10 anos
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com ela, foi preciso se reinventar. Uma das mudanças foi o formato de contratação e a diversificação de clientes.
“Com as demissões a gente investiu em mão de obra temporária, porque aí você tem a oportunidade de trazer para o momento em que você precisa e desligar quando for necessário”, afirma.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O Vale do Paraíba sempre foi considerado uma região fértil para investimentos, principalmente pela localização no eixo Rio-São Paulo e pela proximidade com o litoral.
Apesar disso, especialistas afirmam que o peso dessa vantagem é menor do que uma série de outros fatores que impactam o mercado, como por exemplo a série de tributos, a logística que envolve uma indústria e a pressão de sindicatos.
Cherry de Jacareí
Reprodução/TV Vanguarda
Para a representante do Centro das Indústrias de São José dos Campos, o setor industrial passa por um momento de adaptação para continuar competitivo.
“A gente está usando a inteligência artificial para mapear e trazer assertividade nos processos para entender o que está sendo pedido pelas indústrias e pelo setor de serviços. Entendendo isso a gente consegue trabalhar as capacitações”, afirma Alexandra Gioso, diretora regional do Ciesp de São José.
Indústria fechou mais de 20 mil postos de trabalho no Vale e região em 10 anos
Reprodução/TV Vanguarda
Fonte: G1