Alerta é válido a partir desta sexta-feira (6) e segue pelo menos até a próxima quarta (11). Imagem de arquivo – Queimada em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou, nesta sexta-feira (6), o alerta para a possibilidade de incêndios na região do Vale do Paraíba. O alerta segue pelo menos até a próxima quarta-feira (11).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os alertas da Defesa Civil de SP são classificados como ‘baixo’, ‘alto’, ‘alerta’ e ‘emergência’, sendo ‘baixo’ o de menor risco e ‘emergência’ o de maior risco para as queimadas.
Em pelos menos quatro dos próximos seis dias, o risco de incêndios na região é classificado de ‘emergência’. Confira abaixo:
Sexta-feira (6): baixo
Sábado (7): alerta
Domingo (8): emergência
Segunda-feira (9): emergência
Terça-feira (10): emergência
Quarta-feira (11): emergência
Alerta da Defesa Civil para a possibilidade de queimadas
Divulgação/Defesa Civil de SP
Um dos fatores que aumenta a chance de queimadas nos próximos dias é o fim dos efeitos da frente fria que passou pela região nesta quinta-feira (5).
Com o fenômeno cada vez mais fraco, as temperaturas voltam a aumentar já a partir desta sexta-feira (6) e voltam à casa dos 35°C no fim de semana, em boa parte das cidades, como por exemplo São José dos Campos. O tempo também fica seco.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil é uma ferramenta que auxilia o monitoramento de queimadas e vegetação durante o período de estiagem.
O software funciona 24 horas por dia e é feito a partir de algoritmos que compilam dados sobre elementos, como o nível de chuva, cobertura vegetal, umidade do ar e do solo, temperatura e velocidade de vento.
Diariamente, o CGE encaminha o Mapa de Risco para todas as Coordenadorias Municipais. Aquelas que estão em uma área com risco mais elevados recebem um indicativo de alerta.
Por conta do alerta, a Defesa Civil emitiu uma série de recomendações:
não colocar fogo em áreas de vegetação seca
não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias
não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo
não queimar lixo e não soltar balão
Fonte: G1