Principal fabricante de aviões do Brasil, a Embraer anunciou nesta semana que chegou a um acordo para aumentar o uso combustível sustentável na aviação. Combustível sustentável: o que é e como vai contribuir com a redução das emissões na aviação
Divulgação/Honeywell
Principal fabricante de aviões do Brasil, a Embraer anunciou que vai aumentar o uso de SAF – sigla em inglês para ‘Sustainable Aviation Fuel’, que em português significa Combustível Sustentável de Aviação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O anúncio foi feito na última quinta-feira (23) e indica que a empresa brasileira sediada em São José dos Campos (SP) chegou a um acordo com a Avfuel – uma companhia americana que fornece combustível e serviços para a aviação – para expandir o uso do combustível sustentável.
➡️ Mas o que é o SAF? O SAF é um tipo de combustível menos poluente, produzido a partir matérias-primas de fontes renováveis, como a biomassa e biocombustíveis.
Atualmente, o ‘Combustível Sustentável de Aviação’ é considerado a forma mais eficaz de reduzir nas viagens aéreas as emissões de carbono – que poluem o planeta Terra e provocam uma série de consequências maléficas.
Segundo a Honeywell, empresa que fornece tecnologia para o desenvolvimento de SAF, as emissões de gases de efeito estufa do SAF são até 80% menores em comparação ao combustível fóssil derivado de petróleo.
Combustível sustentável: o que é e como vai contribuir com a redução das emissões na aviação
Divulgação/Honeywell
A aviação gera 2% de todas as emissões globais anuais de dióxido de carbono (CO2). Por conta disso, o novo combustível é a grande aposta para substituir o querosene dos aviões.
Isso porque, invés de usar petróleo bruto, o SAF usa ingredientes renováveis, como gorduras animais, óleos vegetais e até resíduos de alimentos.
Devido à regulamentação vigente, o SAF ainda não tua sozinho. Ele é misturado com o combustível tradicional da aviação para atender gradualmente as metas de descarbonização da Associação Internacional de Transportes Aéreos.
Apesar disso, já há testes em andamento para uso total do SAF nas viagens, o que ajudaria a reduzir ainda mais as emissões de carbono. A própria Embraer já anunciou testes bem-sucedidos com voo puro.
Combustível sustentável: o que é e como vai contribuir com a redução das emissões na aviação
Divulgação/Honeywell
O Brasil é considerado, inclusive, um país com potencial para produção de combustível sustentável, já que tem recursos naturais, tecnologia e matéria-prima disponíveis.
Em setembro do ano passado, a primeira planta-piloto para a produção de SAF foi instalada no Brasil, no Rio Grande do Norte. A matéria-prima por enquanto é a glicerina, um composto orgânico muito usado pela indústria de cosméticos.
A transição para energias renováveis no transporte
Acordo anunciado pela Embraer
O acordo anunciado pela Embraer na quinta-feira (23) prevê a ampliação de uma carga de SAF por semana no Aeroporto Internacional de Melbourne Orlando (KMLB) – isso vai resultar mais de 900 mil litros de combustível sustentável entregues à Embraer neste ano.
Embraer
Divulgação/Embraer
De acordo com a Embraer, esse aumento provocará uma redução de 570 toneladas nas emissões de carbono, que poluem o planeta Terra e provocam uma série de consequências.
A empresa brasileira informou ainda que o acordo faz parte da meta global do setor aéreo de zerar emissões de carbono.
Fonte: G1