Chamado de ‘dengário’, o novo espaço fica no Hospital de Clínicas Sul e tem capacidade para atender 600 pacientes por dia. São José dos Campos inaugura novo espaço para atendimento de casos de dengue
Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos inaugurou um novo espaço para atender casos relacionados à dengue, que está em alta na cidade em 2024. São quase 7,5 mil casos confirmados desde o início do ano.
Apelidado de ‘dengário’, o novo espaço fica no Hospital de Clínicas Sul, no bairro Parque Industrial, Zona Sul da cidade, e tem capacidade para atender cerca de 600 pacientes por dia. A unidade começou a funcionar no sábado (16).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Estado confirma 20 mortes por dengue na região
O local funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, e conta com sala de triagem, 30 cadeiras de hidratação, dois consultórios para atendimento médico e testes rápidos.
De acordo com a prefeitura, a ação faz parte do plano de contingência municipal contra a dengue e tem como objetivo ampliar o atendimento a moradores com suspeita da doença.
São José dos Campos inaugura novo espaço para atendimento de casos de dengue
Adenir Britto/PMSJC
Ainda segundo a gestão municipal, o dengário foi instalado no Hospital de Clínicas Sul pois a região concentra mais de 40% dos casos confirmados da cidade.
Além do novo espaço, toda a rede pública de saúde, como UBSs, UPAs e hospitais, seguem atendimento normalmente, inclusivo com a aplicação de testes quando necessário.
Avanço da doença
Assim como todo o país, São José dos Campos tem registrado um grande aumento nos casos de dengue em 2024. De acordo com a prefeitura, foram confirmados 7.490 casos neste ano.
No último sábado (16), o Governo de São Paulo informou que São José tem duas mortes pela doença no ano. Segundo o painel estadual, a segunda vítima é um homem, com idade entre 65 e 79 anos.
O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico na Fiocruz Pernambuco, no Recife.
AP Photo/Felipe Dana
A primeira vítima foi um idoso de 88 anos, que tinha comorbidades. Ele estava internado no hospital Antoninho da Rocha Marmo, no bairro Jardim Renata.
O paciente foi internado na unidade no dia 8 de fevereiro e morreu no dia 12 do mesmo mês.
Sintomas
Entre os principais sintomas dos pacientes com dengue estão:
dor de cabeça
febre alta de 38°C
dor no corpo e articulações
falta de apetite
fraqueza
dor atrás dos olhos
manchas vermelhas no corpo
O aparecimento de manchas vermelhas na pele é um sintoma associado à febre hemorrágica da dengue
Getty Images/BBC
Cuidados necessários
não deixar água parada
usar telas em janelas
prevenir a proliferação do mosquito
descartar pneus velhos no local correto
colocar areia até a borda dos pratinhos das plantas
manter as calhas sempre desobstruídas
deixar a caixa-d’água sempre fechada e limpa
Mosquito Aedes aegypti em local com água parada; criadouro de mosquito da dengue
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
Fonte: G1