Números foram divulgados pela SSP nesta terça-feira (25) e levam em consideração o período entre janeiro e maio deste ano. Região atingiu 155 mortes violentas em 2024 e segue na liderança do interior de SP
Getty Images
Com uma média de quase um assassinato por dia, o Vale do Paraíba segue no topo da lista de regiões do interior do estado de São Paulo mais violentas. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta terça-feira (25), a região atingiu a marca de 155 mortes violentas em 152 dias no ano (de janeiro a maio).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O número, no período, é 12,3% maior do que o registrado no ano passado. Isso porque, segundo a SSP, de janeiro a maio de 2023, haviam sido registrados 138 assassinatos nas cidades do Vale.
Entre as regiões do interior paulista, o Vale do Paraíba continua sendo a única a ultrapassar a marca de 100 mortes violentas — que abrangem as vítimas de homicídios dolosos (aqueles onde há a intenção de matar) e os latrocínios (que são os roubos seguidos de morte).
Em segundo lugar na lista das regiões do estado, com exceção da capital e da Grande São Paulo, aparece a região de Campinas, com 93 assassinatos nos cinco primeiros meses deste ano.
Veja o número de mortes violentas por regiões do interior de SP em 2024:
São José dos Campos: 155
Campinas: 93
Ribeirão Preto: 88
Sorocaba: 85
Piracicaba: 83
Santos: 62
Bauru: 55
São José do Rio Preto: 47
Presidente Prudente: 38
Araçatuba: 37
Vale reforçar que esses dados são números absolutos de vítimas, divulgados todos os meses pela Secretaria de Segurança Pública, sem levar em conta o tamanho da população de cada município. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes só é divulgada anualmente, com os dados do ano anterior.
Cidades
De acordo com os dados da SSP, foram registrados assassinatos em 27 das 39 cidades que compõem a região do Vale do Paraíba.
No topo da lista, cidades do Litoral Norte e do Vale Histórico dividem a liderança: Caraguatatuba e Guaratinguetá tiveram, entre janeiro e maio deste ano, 18 mortes violentas cada.
Pindamonhangaba, com 14 vítimas, aparece em terceiro lugar, seguida por Cruzeiro (13), São José dos Campos (11), Ubatuba (11), Aparecida (9), Taubaté (9) e Jacareí (8).
Fonte: G1