MENU

Segundo a lista divulgada pelo governo, as cidades de Bananal e São Luiz do Paraitinga receberão as garrafas para amenizar os impactos das queimadas. Governo de SP vai distribuir garrafas de água para cidades afetadas pelas queimadas
Divulgação
O Fundo Social de São Paulo, do governo estadual, anunciou a distribuição de milhares de garrafas de água para as famílias das cidades atingidas pelas queimadas nas últimas semanas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o governo estadual, são 60 municípios paulistas que receberão as garrafinhas de água, sendo que, na região, duas cidades estão na lista: Bananal e São Luiz do Paraitinga.
O governo estadual informou ainda que, ao todo, serão distribuídas 215 mil garrafas de água. As águas chegarão às cidades onde a qualidade do ar se encontra em níveis críticos, representando risco à saúde da população.
Segundo o Fundo Social, o objetivo é estimular a hidratação das pessoas e auxiliar na redução dos efeitos das queimadas e do tempo seco.
Outras medidas
Ainda nesta semana, a Caixa Econômica Federal anunciou a antecipação do pagamento do programa Bolsa Família aos beneficiários de Bananal e São Luiz do Paraitinga.
Segundo a Caixa, os valores foram disponibilizados para os moradores atendidos pelo programa nas duas cidades na terça-feira (17).
Incêndios
Bananal e São Luiz do Paraitinga são cidades que mobilizaram bombeiros, agentes da Defesa Civil e voluntários, por causa de grandes queimadas que atingiram áreas de mata dos locais.
Em Bananal, na Serra da Bocaina, a estimativa é de que o fogo já consumiu uma área equivalente a 920 campos de futebol. Ainda não há previsão de quando o fogo será extinto.
Já em São Luiz do Paraitinga, uma área de plantação de eucalipto e vegetação na zona rural foi consumida pelas chamas na semana passada. A Defesa Civil estima que a área atingida seja de 130 hectares, equivalente a 182 campos de futebol, no bairro Caeté, próximo ao distrito de Catuçaba.
Imagens aéreas mostram focos de incêndio ativos na Serra da Bocaina, em Bananal
Fonte: G1