Segundo a Defesa Civil de São Paulo, não há mais desabrigados na cidade do Litoral Norte. Chuva diminui intensidade, mas Defesa Civil de Ubatuba (SP) se mantém em alerta
Arquivo pessoal
A chuva que atinge Ubatuba (SP) desde terça-feira (4) diminuiu de intensidade nesta quarta (5). Apesar disso, a Defesa Civil se mantém em alerta, já que a condição provocou estragos na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), alguns pontos da cidade registraram entre 100 e 110 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. A média para Ubatuba em todo o mês de junho é de 94 milímetros.
Por conta do alto volume, uma série de problemas foram registrados e agentes da Defesa Civil da cidade e do estado têm trabalhado para controlar a situação nesta quarta-feira.
De acordo com o órgão estadual, “o município de Ubatuba já está retornando à normalidade”. Seis famílias chegaram a ficar desabrigadas, mas já conseguiram retornar para suas casas. Os abrigos foram montados nos bairros Sumaré e Praia Dura.
Chuva causa alagamento, provoca interdição de ponte e deixa desabrigados em Ubatuba, SP
Um dos bairros mais afetados foi o Folha Seca, onde uma ponte provisória – instalada após a antiga ser levada durante outra chuva forte – foi interditada na terça-feira (4).
Nesta quarta, com o nível de água mais baixo, pedestres e motociclistas podem usar o acesso. A passagem de carros e veículos de grande porte ainda não está autorizada.
Agentes da Defesa Civil seguem no local, onde fazem uma vistoria técnica para avaliar a situação da ponte, que pode receber reparos paliativos.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Interdição da ponte provisória do Folha Seca em Ubatuba.
Divulgação/Prefeitura de Ubatuba
Previsão para quarta-feira (5)
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda aponta para a passibilidade de chuva ao longo de toda quarta-feira (5), mas com menos intensidade do que na terça (4). Mesmo assim, a Defesa Civil segue em alerta.
“Apesar dos modelos não indicarem volumes expressivos, diante de todo cenário referente à chuva que já ocorreu ontem e com a possibilidade dessa chuva se estender nesta quarta-feira, a situação pode caminhar para possíveis transtornos em algumas áreas de risco. Por isso, a Defesa Civil segue acompanhando a situação em toda a cidade”, informou o órgão.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), chuvas não são tão comuns em Ubatuba nessa época do ano, mas a Serra do Mar, por ser muito úmida, ajuda a intensificar os acumulados.
Fonte: G1