Segundo a prefeitura, é precisa agendar a vacinação pelo número 156, já que a cidade recebeu poucas doses da vacina contra a doença. Imagem de arquivo – Caraguatatuba inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Paulo Pinto/Agência Brasil
Caraguatatuba (SP) dá início à vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos a partir desta segunda-feira (13). A cidade tem uma morte e mais de 4,4 mil casos da doença no ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a prefeitura, para se vacinar é preciso agendar um horário pelo telefone 156. Isso porque a cidade recebeu menos doses do que o necessário – apenas 2.321, sendo que o público alvo é de 8.509 pessoas.
A vacina contra a dengue é aplicada em esquema de duas doses, com um intervalo de três meses. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com a doença, é preciso aguardar seis meses para receber a vacina.
“O agendamento pode ser pelo número 156 ou pelo aplicativo. Pode se cadastrar e agendar vacinação. Já temos 400 pessoas agendadas para marcar hoje. As 12 unidades de saúde estão imunizando,” explica o secretário de saúde de Caraguatatuba, Gustavo Boher.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Vacinação contra a gripe
Também a partir desta segunda-feira (13), Caraguatatuba promove vacinação contra a gripe na praça Cândido Mota (Praça do Coreto), no Centro.
Imagem de arquivo – Caraguatatuba inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Prefeitura de Praia Grande
A ação será realizada das 9h30 às 14h30, até sexta-feira (17), e tem como objetivo aumentar a imunização contra influenza na cidade, que já confirmou três mortes pela doença neste ano – as três pessoas não haviam se vacinado.
“A iniciativa visa dar mais oportunidades às pessoas que queiram se imunizar e é aberta para toda população, com mais de seis meses de idade. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno”, explica a prefeitura.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 14.054 do grupo prioritário se vacinaram contra a gripe neste ano. O número representa apenas 30,77% do público-alvo. O objetivo é vacinar 90% do público-alvo.
Os grupos mais vulneráveis a ter complicações de saúde por conta da doença são gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
Além da praça, as vacinas contra a influenza estão disponíveis em todas as unidades de saúde (exceto da Tabatinga), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É preciso levar documento com foto e carteira de vacinação.
Fonte: G1