Pico da onda de calor que atinge o litoral está previsto para este domingo (17), com máxima de 39°C em Caraguatatuba e São Sebastião. Região tem mais de 200 praias liberadas. Reflexo do sol nas águas da praia de Itaguá em Ubatuba
Heleni Patto/Vanguarda Repórter
Em meio a uma onda de calor, o Litoral Norte de São Paulo pode atingir os 39°C no último final de semana do verão. O sábado (16) deve ser de temperaturas bem elevadas, mas pico do calor está previsto para domingo (17).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O verão segue até o início da madrugada de quarta-feira (20), quando começa oficialmente o outono. Portanto, este é o último fim de semana da estação mais quente do país.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este sábado tem máxima prevista de 36°C, em São Sebastião. Caraguatatuba e Ilhabela podem chegar a 35°C, enquanto Ubatuba pode alcançar os 34°C.
Considerado o pico da onda de calor, o domingo promete temperaturas perto dos 40°C na região. Caraguatatuba e São Sebastião tem máxima prevista de 39°C. Ilhabela pode atingir 38°C e Ubatuba fica um pouco mais abaixo, com 36°C.
Praia da Tabatinga, em Caraguatatuba (SP), com sol forte
José Eymard/TV Vanguarda
O motivo para a temperatura acima da média – condição que se repetiu com frequência no ano passado – é a atuação de um sistema de alta pressão sobre a região do Vale do Paraíba.
Esse sistema, que se formou no Centro-sul do Brasil, mas atinge toda a região Sudeste do país, inibe a formação de nuvens carregadas, o que diminui a possibilidade de chuvas fortes, como as que aconteceram em Ubatuba na última semana.
“Sem nuvens não tem chance de chuva e, além disso, os raios solares conseguem penetrar com mais facilidade no chão. E vale lembrar que ainda estamos no Verão, então o sol é mais forte, tem mais energia. Tudo isso colabora para o aumento das temperaturas”, afirma o meteorologista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Mais de 200 praias liberadas
Os moradores e turistas que quiserem aproveitar o Litoral Norte de São Paulo para se refrescar em meio à onda de calor têm diversas opções de praia. A região conta com pelo menos 212 praias, e apenas sete estão impróprias para banho.
De acordo com a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), Ubatuba têm três praias sem condições de banho nessa semana. Ilhabela e Caraguatatuba têm duas. São Sebastião tem todas as praias liberadas.
Veja a lista de praias impróprias por cidade
Ubatuba
Picinguaba
Itaguá
Iperoig
Ilhabela
Praia do Pinto
Itaquanduba
Caraguatatuba
Prainha
Aruan
Sinalização para praias impróprias no Litoral Norte de São Paulo
Francisco Trevisan/Vanguarda Repórter
Fonte: G1