Onda de calor que atua sobre a região tem provocado uma grande sequência de dias quentes. Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Os moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina devem continuar convivendo com o calorão por pelo menos mais uma semana, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Confira a previsão do tempo desta quarta-feira (8)
Meteorologista do Cemaden, o especialista Giovanni Dolif comenta que as temperaturas podem sofrer uma queda apenas na quarta (15) ou quinta-feira (16) da próxima semana.
O motivo dos termômetros na região seguirem com registros altos é a ausência da chegada de frentes frias. As condições enfrentam um bloqueio atmosférico – uma forte massa de ar quente – e não conseguem avançar.
“Para esse calorão que estamos enfrentando acabar é preciso que uma massa de ar frio muito forte consiga empurrar a massa de ar quente que atualmente está sobre a região e avance”, explica Dolif.
Sol em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
Onda de calor
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o termo ‘onda de calor’ é usado quando as temperaturas máximas ficam pelo 5°C acima da média mensal por um período de no mínimo dois dias.
O Vale do Paraíba e região enfrentam essa condição, já que as temperaturas têm superado os 30°C desde os primeiros dias de maio.
Ainda segundo o Inmet, Taubaté tem uma média de temperaturas máximas de 25,3°C para o mês. Em maio deste ano, porém, a cidade já chegou a registrar 33,9°C, no dia 2.
Entre as temperaturas máximas registradas em Taubaté, a menor delas neste mês foi de 30,6°C, na última segunda-feira (6).
“A maior parte da região teve mais de 30°C de máxima em todos os dias de maio até aqui. Provavelmente é a primeira semana mais quente para esse mês na história para a região. É muito tempo com a temperatura acima da média”, pontua Dolif.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Para os próximos dias, Taubaté deve continuar registrando índices altos. Nesta quinta-feira (9), a previsão de temperatura máxima no município é de 34°C, de acordo com o Inmet. Na sexta (10) os termômetros devem bater 35°C.
No Litoral Norte, Ubatuba pode ir a 35°C na quinta e 36°C na sexta. Maior cidade da região bragantina, Bragança Paulista tem máxima de 33°C nesta semana, na sexta-feira.
Praia Grande, em Ubatuba (SP)
Francisco Trevisan
Fonte: G1