Frente fria que amenizou calorão na região no início da semana perdeu força, o que deve aumentar o risco de incêndios ao longo dos próximos dias. Queimada em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Com a volta do calor após a perda de força da frente fria, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um novo alerta para a possibilidade de queimadas na região do Vale do Paraíba.
O novo alerta foi emitido nesta quinta-feira (19) e, ao menos por ora, segue válido até a próxima terça-feira (24).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A frente fria que amenizou o calorão no início da semana perdeu força. Com isso, a tendência é que os próximos dias sejam quentes – com máximas na casa dos 36°C.
De acordo com o órgão estadual, o tempo quente e seco aumenta a possibilidade de incêndios – neste momento, já há focos ativos na Serra da Bocaina, em Bananal.
O alerta emitido pela Defesa Civil coloca o Vale do Paraíba e região em um estágio elevado para o risco de incêndios, principalmente na próxima semana. Veja abaixo:
Alerta da Defesa Civil para a possibilidade de queimadas
Reprodução/Defesa Civil
Orientações
Por conta do alerta, a Defesa Civil emitiu uma série de recomendações:
não colocar fogo em áreas de vegetação seca
não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias
não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo
não queimar lixo e não soltar balão
Em relação à saúde, a Defesa Civil informou que é indispensável a hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais quentes do dia. Além disso, é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
Fonte: G1