Por outro lado, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar aumentou no Estado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Número de famílias em situação de pobreza cai em São José dos Campos e Jacareí
O número de famílias em situação de extrema pobreza diminuiu em São José dos Campos e Jacareí entre 2023 e 2024. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IBGE considera famílias em situação de extrema pobreza como aquelas que possuam renda per capita de menos de R$ 200 por mês.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em março de 2023, 60.096 famílias viviam em situação de extrema pobreza em São José dos Campos. Já no mesmo mês de 2024, são 47.386 famílias na mesma situação na cidade. A queda é de 21,15%.
Em Jacareí a queda foi de 24,27%. Em março de 2023 eram 11.979 famílias em situação de extrema pobreza na cidade. No mesmo mês deste ano, o número de famílias vivendo sob a mesma condição é de 9.072.
A pesquisa também aponta dados de insegurança alimentar
Reprodução/TV Vanguarda
A pesquisa da PNAD – IBGE também traz dados sobre a insegurança alimentar. O órgão divide a classificação de insegurança alimentar em três tipos:
Insegurança alimentar leve – Preocupação ou incerteza quanto acesso aos alimentos no futuro; qualidade inadequada dos alimentos resultante de estratégias que visam não comprometer a quantidade de alimentos.
Insegurança alimentar moderada – Redução quantitativa de alimentos entre os adultos e/ou ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre os adultos.
Insegurança alimentar grave – Redução quantitativa de alimentos também entre as crianças, ou seja, ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre todos os moradores, incluindo as crianças. Nessa situação, a fome passa a ser uma experiência vivida no domicílio.
Todos que estão em situação de extrema pobreza, também estão em situação de insegurança alimentar.
No estado, 10,5 milhões de pessoas vivem em algum tipo de insegurança alimentar. Dentro desse grupo, 1,3 milhão de pessoas está no grupo com a pior situação e não sabem se vão ter o que comer.
Em 2018, 381 mil famílias viviam em estado de insegurança alimentar em São Paulo. Em 2023, eram 523 mil famílias sob a mesma condição.
Fonte: G1