Brigadistas seguem atuando em Bananal para controlar chamas na Serra da Bocaina. Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, São José do Barreiro e Bom Jesus dos Perdões também tiveram combate a focos nesta sexta. Fogo na região do Vale do Paraíba
Reprodução/TV Vanguarda
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que Bananal segue com focos ativos de fogo nesta sexta-feira (13).
Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, São José do Barreiro e Bom Jesus dos Perdões, que tiveram focos de fogo nesta sexta foram retiradas da lista na atualização feita pelo órgão no começo da tarde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Bananal
O incêndio na região da Serra da Bocaina, em Bananal, chegou ao terceiro dia consecutivo nesta sexta-feira (13). Até o início da tarde haviam quatro focos ativos de incêndio na cidade – número bem inferior aos 16 de quinta-feira (12).
Apesar disso, as chamas que persistem são grandes e demandam o combate de dezenas de brigadistas, além de dois helicópteros da Polícia Militar. As duas aeronaves contam com baldes com capacidade para transportar 500 litros de água.
Incêndio em Bananal
Reprodução/TV Vanguarda
Um dos focos ativos fica em um morro na beira da Rodovia dos Tropeiros. Uma base de emergência do Corpo de Bombeiros foi montada no local. Cerca de 25 pessoas – entre bombeiros, agentes da Defesa Civil e voluntários – atuam nesta região.
Os incêndios têm provocado massa de fumaça densa pela cidade.
Cachoeira Paulista
Um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade nesta quinta-feira (12) e consumiu uma área equivalente a mais de 210 campos de futebol. Um dos locais atingidos foi o terreno do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na cidade. O fogo na unidade do órgão federal foi controlado.
Terreno do Inpe, em Cachoeira Paulista, é consumido por chamas de grandes proporções
TV Vanguarda/Reprodução
Campos do Jordão
Brigadistas de Campos do Jordão atuaram nesta sexta no combate a focos de incêndio menores em diversos locais da cidade .
Incêndio em Campos do Jordão
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com apuração da TV Vanguarda, houve registro de chamas em ao menos seis bairros:
Gavião Gonzaga
Alto do Capivari
Fracalanza
Jardim Floriano Pinheiro
Jardim Manancial
Morro do Elefante
Os locais atingidos ficam em áreas de mata fechada, o que dificulta o combate.
São José do Barreiro
Os incêndios da cidade começaram na última quarta-feira (11) e permaneceram ativos até a manhã de sexta (13). Em alguns casos, a fumaça densa tem chegado perto de casas.
Incêndio em São José do Barreiro
Reprodução/TV Vanguarda
Bom Jesus dos Perdões
Em Bom Jesus dos Perdões, o fogo chegou ao 11° dia consecutivo nesta sexta-feira (13). As chamas que atingiram o Parque Estadual do Itapetinga foram controladas na quinta (12), mas houve reignição. Nesta sexta, não há mais focos ativos de fogo no local.
Fonte: G1