Muito visitada nesta época do ano, por conta do frio, a região localizada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem se destacado pela produção de vinhos. Na divisa de SP e MG, vinícola mais alta do país fica no topo de montanha da Serra da Mantiqueira
Reprodução/TV Vanguarda
Com grande histórico no cultivo do café no Brasil, a Serra da Mantiqueira – região localizada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – tem se destacado cada vez mais pela produção de vinho, o que atrai turistas de todo o país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O destaque é tamanho que tem rendido à região o apelido de ‘Toscana Brasileira’ – a Toscana é um estado no Centro da Itália conhecido no mundo inteiro pela variedade gastronômica e principalmente pela produção dos melhores vinhos.
Historicamente uma região cafeeira, por conta da produção intensa nos séculos XIX e XX, a Serra da Mantiqueira tem se transformado no século XXI em um espaço especial e promissor para grandes vinícolas do país.
Na divisa de SP e MG, vinícola mais alta do país fica no topo de montanha da Serra da Mantiqueira
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com especialistas, algumas condições fazem a região de destacar neste quesito – a geografia (entre três dos principais estados do país), a altura, as características climáticas favoráveis, entre outras.
“A Serra da Mantiqueira une uma série de condições que favorecem vinhedos, vinícolas e, consequentemente, a produção do vinho. É uma região especial neste sentido, principalmente pelo clima de montanha, que une altura e condição climática. É uma combinação de fatores que favorece o vinho”, explica Andreia Roque, especialista em turismo rural e enoturismo.
Por conta desse destaque, a Serra da Mantiqueira se acostumou a receber milhares de turistas que vão à região conhecer vinícolas – esse tipo de atividade é chamada de enoturismo.
O enoturismo se refere à prática de viajar e visitar as regiões vitivinícolas para conhecer, experimentar e comprar vinhos direto nas vinícolas, que normalmente contam com um ‘tour’ justamente para atrair visitantes.
Na divisa de SP e MG, vinícola mais alta do país fica no topo de montanha da Serra da Mantiqueira
Reprodução/TV Vanguarda
A prática tem sido uma das modalidades turísticas mais populares do mundo e se intensifica no frio – que também é destaque na Serra da Mantiqueira.
A região, onde ficam cidades como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, tem como característica as temperaturas baixas, o que também atrai turistas, principalmente durante o inverno.
“A região tem todo um charme, uma elegância. Por isso o frio e o vinho acabam combinando tanto na Serra da Mantiqueira. Por isso é conhecida como Toscana Brasileira. Por conta do frio, do vinho, da elegância e da beleza natural, com as montanhas e paisagens belíssimas”, pontua Andreia.
De acordo com ela, a região conta atualmente com mais de 20 vinícolas. Esse número tem sido cada vez maior e a tendência é que a Serra da Mantiqueira se destaque ainda mais pelos vinhos nos próximos anos.
“Nos anos 1990 foi desenvolvido um estudo em Caldas, cidade de Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, que indicava um potencial vinícola na região. Desde então a produção tem aumentado. São Paulo trouxe um charme e uma elegância a essa produção, então a região combina diversos fatores que favorecem uvas e vinhos”, diz a especialista.
Serra da Mantiqueira no interior paulista
Fábio França
Entre os destaques, Andreia Roque cita as vinícolas Villa Santa Maria, Bela Vista, Entre Vilas e Raízes do Baú, todas na Serra da Mantiqueira paulista.
A vinícola Bela Vista fica em São Bento do Sapucaí e se destaca pela altura – localizada no topo de uma montanha da serra, a 1.785 metros de altitude, ela é considerada a vinícola mais alta do Brasil.
“Existe uma rota de vinhos da Serra da Mantiqueira que contam com vinícolas de destaque e é uma ótima opções de enoturismo”, diz Andreia.
Na divisa de SP e MG, vinícola mais alta do país fica no topo de montanha da Serra da Mantiqueira
Reprodução/TV Vanguarda
Além dos vinhos, a Serra da Mantiqueira também é conhecida pela produção de azeite, ovinos e diversos produtos orgânicos. Em relação ao azeite, um dos destaques – que também pode ser visitado – é a produtora Sabiá, em Santo Antônio do Pinhal.
A empresa soma diversos prêmios mundiais na produção do azeite e é comandada pelo ex-ministro Bob Costa.
A produtora de azeite Sabiá, de Santo Antônio do Pinhal, tem quase 90 premiações no meio
Divulgação/Azeite Sabiá
Fonte: G1