Veranico é o termo usado por meteorologistas para definir períodos durante o outono e o inverno em que as temperaturas ficam acima da média. Isso deve durar até o dia 25. Sol em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
Os dias devem ficar mais quentes a partir desta quinta-feira (18) na região do Vale do Paraíba. Em algumas cidades, as temperaturas podem subir até 8°C e aumentar consideravelmente a sensação de calor.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Essa condição é chamada de ‘veranico’ pelos meteorologistas. O termo é usado para definir períodos de mais de quatro dias durante o outono e o inverno em que as temperaturas ficam ao menos 3°C acima da média para a época. Além disso, a condição se caracteriza pelo tempo seco e pouca chuva.
Segundo o Clima Tempo, portal especializado em meteorologia, a elevação das temperaturas começa nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 25 de julho.
Em algumas regiões do Brasil, os valores ficarão entre 5ºC e 7ºC acima da média para o mês. Outras regiões – como o Sudeste – os termômetros mostrarão índices de 3°C a 5°C acima da média.
A sensação de calor será provocada pela entrada de um grande sistema de alta pressão atmosférica que aturará sobre o Vale do Paraíba e região nos próximos dias.
Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Essa massa de ar quente vai favorecer o aumento das temperaturas, deixar o tempo mais seco e diminuir a possibilidade de chuva até a próxima semana.
Como a estação atual no país é o inverno, a tendência é que os dias comecem e terminem frios, com sensação de frio, e o calor aumente durante ao longo do dia, nos horários com maior incidência do sol.
Maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos verá as temperaturas aumentarem 5°C de um dia para o outro – a máxima desta quarta-feira (17) é 26°C, enquanto na quinta (18) a cidade pode chegar a 31°C.
No Litoral Norte, Ubatuba marcará um aumento ainda maior. Sairá de 24°C para 32°C de quarta para quinta-feira – uma elevação de 8°C.
Nos dias seguintes, os termômetros caem um pouco em relação a quinta-feira, mas a tendência é que eles ainda estejam acima da média para julho na região.
Fonte: G1