Segundo a prefeitura, a empresa deve receber um auto de infração, além de multa, pelos danos causados às benfeitorias públicas, como o estrago na calçada e os transtornos na rua. Estrutura em construção desabou em São José dos Campos.
Bruna Capasciutti/TV Vanguarda
A Prefeitura de São José dos Campos informou, na tarde desta terça-feira (16), que deve multar a construtora responsável pela obra de um prédio em que parte da estrutura desabou na cidade, durante a madrugada.
De acordo com a prefeitura, a obra tem alvará de construção aprovado, mas a empresa deverá receber um auto de infração e multa, por ocasionar danos às benfeitorias públicas, como os estragos registrados na calçada e na rua. A prefeitura destacou que a responsabilidade pela execução da obra é da construtora.
O local deve passar por novas vistorias da Defesa Civil da cidade, assim que as condições no terreno melhorarem. Até o momento, nenhum morador que reside próximo ao local do incidente precisou deixar os imóveis. Eles chegaram a sair no início da manhã, mas a volta de todos já foi liberada.
Com o desabamento, a rede de energia, água e esgoto chegaram a ser afetadas. A energia já foi normalizada, mas a falta de água permanece para parte dos moradores da rua onde ocorreu a queda da estrutura.
Moradores afetados por obra em São José continuam sem água
LEIA TAMBÉM:
Homem que perdeu carro em desabamento utilizava o veículo todos os dias: ‘Tudo o que eu tinha estava ali’
Imagens aéreas mostram estrago após parte de construção de prédio desabar
Parte de construção de prédio desaba e assusta moradores no Residencial Flamboyant
Por meio de nota, a Sabesp informou que o abastecimento está normalizado na maior parte do Parque Residencial Flamboyant, mas há 12 imóveis localizados em frente à obra que desmoronou na rua Noel de Oliveira Campos nesta terça-feira (16) que ainda estão com o fornecimento de água suspenso até que as novas ligações provisórias entrem em funcionamento, o que está previsto para ocorrer nesta noite”.
Já a Emplanej Construtora e Incorporadora informou que lamenta os transtornos causados pelo incidente e que já contratou um geólogo para avaliar a área. Ainda segundo a empresa, “a partir dessa análise serão definidos os procedimentos para reconstrução do muro de arrimo. Enquanto isso, estão em andamento trabalhos de contenção e isolamento do local”.
A empresa reforçou que o stand de vendas do residencial e um carro, que foram afetados pelo deslizamento, serão retirados assim que o local apresentar condições para a entrada do guincho. Além disso, a construtora se comprometeu a indenizar o dono do veículo atingido.
Por fim, a construtora disse que a rua Noel de Oliveira Campos segue parcialmente interditada, que a vistoria da Defesa Civil não indicou a necessidade de remoção de moradores de casas ou do prédio vizinho da obra e que as notificações emitidas pela Prefeitura serão analisadas pelo jurídico da empresa.
Parte de prédio desabou no Parque Residencial Flamboyant, em São José dos Campos
Rauston Naves/TV Vanguarda
Desabamento
Parte da construção de um prédio desabou na madrugada desta terça-feira (16), no bairro Parque Residencial Flamboyant, zona sudeste de São José dos Campos (SP).
O incidente aconteceu na Rua Noel de Oliveira Campos. No local, houve a queda de um muro de arrimo, o que acabou derrubando parte da obra em construção, além do espaço de plantão de vendas do condomínio.
Além do muro, um poste de energia também caiu e derrubou a fiação do local. Um carro que estava estacionado na rua também caiu. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil e a concessionária EDP estiveram no local e os moradores de um prédio vizinho chegaram a ser retirados por questão de segurança. Por volta das 7h, esses moradores já foram autorizados a retornar para o local.
Em nota, a Defesa Civil explicou que o problema foi causado por causa do rompimento de uma tubulação de esgoto, reforçou que não houve vítimas e as moradias próximas não foram afetadas.
Parte de construção de prédio desaba em São José dos Campos
Poste também caiu próximo a prédio em construção em São José
Rauston Naves/TV Vanguarda
Fonte: G1