Pagamento será feito a partir do dia 28 de junho. Ao todo, o crédito do 2º lote é de mais de R$ 119 milhões. Imposto de Renda
AGÊNCIA BRASIL
A Receita Federal abre, a partir das 10h desta sexta-feira (21), a consulta ao 2º lote de restituições do Imposto de Renda 2024. Os pagamentos serão feitos a partir do dia 28 de junho e o lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ao todo, 89.407 contribuintes do Vale do Paraíba serão contemplados no 2° lote. O valor total do crédito é de R$ 119.293.442,47.
Como fazer a consulta?
Assim que a consulta estiver disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em ‘Consultar a Restituição’.
A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações.
A Receita Federal lembrou que disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Terminou o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda
Veja o calendário de restituições
O primeiro lote de pagamentos começou no dia 31 de maio. Confira as datas:
1º LOTE: 31 de maio;
2º LOTE: 28 de junho;
3º LOTE: 31 de julho;
4º LOTE: 30 de agosto;
5º LOTE: 30 de setembro.
A Receita prioriza a data de entrega das declarações e também observa uma fila de prioridades para alguns grupos, que recebem a restituição antes de todo o resto (mesmo que tenham entregado a declaração nos últimos dias do prazo).
Quem envia a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro. Por outro lado, se houver erros ou omissões na entrega, o contribuinte perde a posição na fila – ou seja, vai para o fim do calendário de restituições.
Têm prioridade na restituição do Imposto de Renda, nesta ordem:
idosos acima de 80 anos;
idosos entre 60 e 79 anos;
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Para receber via PIX, é preciso que a chave informada no momento da declaração seja o CPF do contribuinte. PIX vinculados ao e-mail ou ao telefone, por exemplo, não podem ser usados.
PIX, pagamentos, Brasil
Núbia Pacheco/g1
Declarações na região
A Receita Federal recebeu mais de 802 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 do Vale do Paraíba e região bragantina. O número é menor do que o estimado pelo órgão, que esperava receber mais de 804 mil declarações.
Os contribuintes tiveram do dia 15 de março até às 23h59 do dia 31 de maio para prestar contas ao Fisco.
Na região, a Receita Federal estimou que receberia 804.232 declarações de moradores do Vale do Paraíba e da região bragantina. Apesar disso, recebeu a documentação de 802.442 contribuintes, número 0,22% menor do que o esperado.
Fonte: G1