Temperaturas máximas podem até bater os 30°C, mas o calor será menor nessa semana. Além disso, a possibilidade de chuva é maior. Onda de calor perde força, mas temperaturas seguem acima da média no Vale e região
Léo Nicolini/g1
A onda de calor que vem provocando dias quentes no Vale do Paraíba e região deve perder força nesta semana. Apesar disso, a previsão é que as temperaturas sigam acima da média para o mês de maio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o portal especializado Clima Tempo, o bloqueio atmosférico que foi responsável pelo forte calor dos últimos dias tende a se deslocar para alto mar.
Esse sistema de alta pressão atua prendendo a massa de ar seco sobre a região, o que mantém as temperaturas altas – algumas cidades chegaram até a bater recorde de calor para maio.
Confira a previsão do tempo desta segunda-feira (20)
Com a perda de força, porém, a entrada de frentes frias na região será facilitada, provocando queda nas temperaturas e aumentando a possibilidade de formação de nuvens e registros de chuva.
Mesmo assim, vale destacar que isso não representa que dias frios virão – as temperaturas máximas seguirão acima da média para maio. Taubaté, que tem média de 25,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, deve ter máximas entre 29°C e 30°C durante a semana.
Na região bragantina, Bragança Paulista – que tem média de 24,3°C – pode ter temperaturas máximas ainda menores na semana, como de 27°C. A previsão é a mesma para Caraguatatuba, no Litoral Norte.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Cidade mais gelada da região, Campos do Jordão pode chegar a 22°C – a média para maio é 18,6°C, ainda de acordo com o Inmet.
A tendência é que uma frente fria um pouco mais forte chegue no fim da semana, trazendo um ar polar mais abrangente. Com isso, a previsão de chuva e queda das temperaturas é ainda mais para o próximo final de semana.
Fonte: G1