Estudantes aprenderão sobre marketing, influência digital e comportamento do consumidor Atualmente, os órgãos empresariais e institucionais estão, cada vez mais, ampliando o espaço no ambiente virtual. Por consequência, quem se destaca nas mídias digitais são empresas que usam planejamento estratégico de marketing digital, garantindo a exposição e a identificação da marca nas redes.
Neste cenário, ganha destaque o gestor de mídias sociais digitais, que é o profissional especialista dessa área. Além de gerar engajamento do público e visibilidade para marca, ele é um produtor de conteúdo, conectado às tendências atuais e tem como parâmetro a responsabilidade e a ética com a comunidade em que está inserido. A relevância deste profissional se torna cada vez maior devido ao impacto que gera aos consumidores que estão conectados em grande parte do dia.
De acordo com uma recente pesquisa, divulgada em novembro do último ano (2023), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 87,2% da população brasileira utiliza a internet. O levantamento também apontou que a internet está presente em 91,5% dos domicílios. Por isso, a checagem das informações e o pensamento crítico na produção de conteúdo são fundamentais para a formação de um profissional de excelência.
A diretora do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira, ressalta os cuidados que o gestor de mídias sociais deve tomar para não disseminar notícias falsas. “O profissional de Mídias Sociais deve ser formado a partir de um contexto social de compreensão da natureza humana e seu comportamento nas redes sociais. Além disso, é necessário entender o funcionamento dessas mídias e sua influência nos grupos sociais alcançados pelas redes. Não apenas do ponto de vista mercadológico, mas principalmente dos interesses do público e dos demais envolvidos nas mensagens postadas e suas interações. Para assim, entender o que é ou não uma notícia falsa e quais interesses estão no entorno delas”.
Ainda de acordo com a docente, o profissional deve aprender a lidar com os valores, as ideologias, as culturas e os comportamentos disseminados no espaço virtual para, assim, analisar o propósito da empresa, podendo estruturar detalhadamente uma estratégia geral de divulgação da marca.
Visando também o conhecimento intelectual, a matriz curricular busca equilíbrio entre a teoria e a prática, como nas disciplinas voltadas para a fotografia, a linguagem audiovisual, o design gráfico, o marketing, a influência digital e o comportamento do consumidor. Nas atividades práticas, há um grande contato com laboratórios e estúdios, como o de rádio e o de TV, estruturados e adaptados para recepção dos futuros gestores.
Mídias Sociais Digitais na UNITAU
O curso de Mídias Sociais Digitais da Universidade de Taubaté tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar na Comunicação Social de forma responsável e ética. Além disso, são trabalhados o senso crítico e a autonomia para produção de conteúdo nas redes sociais e utilização de ferramentas para relacionamento com o consumidor.
“É um curso animador, pois as plataformas mudam constantemente e sempre haverá novidades em cada módulo ao longo dos quatro semestres. É preciso ficar atento às mudanças promovidas pelas mídias sociais digitais”, analisa a diretora.
Vestibular de Verão 2024
As inscrições para o curso de Mídias Sociais Digitais da UNITAU estão abertas. O vestibular pode ser realizado gratuitamente de maneira online a qualquer momento. Para informações acesse unitau.br.
ACOM/UNITAU
Fonte: G1